Conecte-se conosco

Amazonas

Maior parte das famílias de Manaus prevê gastar entre R$ 601 e R$ 700 com material escolar, aponta pesquisa da Fecomércio-AM

De acordo com a pesquisa, cerca de 65% das famílias (39% + 26%) planejam realizar as compras durante o mês de janeiro.

maior-parte-das-familias-de-ma

A maior parte das famílias (41%) de Manaus prevê gastar entre R$ 601,00 e R$ 700,00 com material escolar em 2026. É o que aponta pesquisa do Instituto Fecomércio do Amazonas. Só 24% dos entrevistados prevê gastos acima de R$ 700,00 e 70% prefere comprar tudo de uma vez (70%), ou seja, em uma única visita/pedido, por praticidade e a economia de tempo, em busca de descontos ou aproveitamento do frete, em compras online.

De acordo com a pesquisa, cerca de 65% das famílias (39% + 26%) planejam realizar as compras durante o mês de janeiro.

maior-parte-das-familias-de-ma

maior-parte-das-familias-de-maOs dados mostram que a maioria dos filhos dos entrevistados (62%) está matriculada no sistema público de ensino. Isso significa que estas famílias não têm o custo da mensalidade, mas o gasto com material escolar e uniforme ainda é um encargo importante.

O gasto de mais de R$ 600 em material para a maioria das famílias (que em grande parte tem 2 ou mais filhos) reflete a necessidade de cobrir todos os itens da lista, já que a escola pública fornece apenas o básico ou, em alguns casos, exige materiais específicos, diz a pesquisa.

Quase um terço das famílias (30%) está na rede privada. Para essas famílias, o gasto com material se soma ao alto custo da mensalidade.

A preferência pelo Cartão de Crédito (52%) é ainda mais crucial para esse grupo, pois precisam diluir grandes despesas.

Cerca de 65% das famílias (39% + 26%) planejam realizar as compras durante o mês de janeiro. O início de janeiro é o período mais popular, representando 39% das intenções de compra. E 16% das famílias deixam as compras para apenas no início das aulas.

Segundo a pesquisa, há uma divisão quase meio a meio entre o uso de crédito e o pagamento à vista. A maioria das famílias (52%) opta pelo cartão de crédito. Isso Quase metade das famílias prefere pagar à Vista (46%), utilizando cartão de débito, dinheiro ou PIX, estratégia frequentemente usada para garantir desconto, já que muitas lojas oferecem descontos de 5% a 15% para quem paga imediatamente (PIX ou Dinheiro).

A pesquisa foi feita com consumidores do comércio varejista, homens e mulheres com idade igual ou maior que 18 anos de todas as classes econômicas, residentes em Manaus, em um universo de 1.049 consumidores consultados em todas as zonas da cidade.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 5 =