Amazonas
Detran-AM adota sistema digital para indicação do real infrator
Com a novidade, o antigo processo presencial deixa de ser necessário, dando lugar a um procedimento rápido, seguro e totalmente online
O Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran) implementou a transferência digital de multas diretamente pelo celular. Desde 18 de novembro, os proprietários de veículos podem indicar o real infrator por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, depois que o estado passou a integrar o Sistema Nacional de Indicação do Real Infrator.
Com a novidade, o antigo processo presencial deixa de ser necessário, dando lugar a um procedimento rápido, seguro e totalmente online. O sistema — desenvolvido pela Senatran em parceria com o Serpro — exige a confirmação da pessoa apontada como infratora, garantindo mais transparência e precisão na responsabilização.
Além do Amazonas, outros estados da região Norte, como Acre e Pará, também adotaram a ferramenta, já presente em 15 estados e no Distrito Federal. A funcionalidade reforça a ideia de justiça nas deliberações de trânsito, ao assegurar que apenas o verdadeiro autor da infração seja penalizado.
Para acessar o serviço, o motorista precisa ter CNH Digital, conta gov.br de nível prata ou ouro e seguir o prazo indicado na notificação da multa, normalmente de até 30 dias. Após a confirmação do indicado, a penalidade deixa de constar no registro do proprietário do veículo.
Esta medida consolida o Amazonas em uma rede nacional que aposta na digitalização como forma de simplificar a vida dos cidadãos, reduzir burocracias e tornar o trânsito mais eficiente e justo.
Com informações do Portal do Holanda
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário