Economia
Bets absorveram 13% do valor destinado à alimentação no 2º trimestre, aponta pesquisa
De acordo com o Ministério da Fazenda, os sites de apostas tiveram receita de R$ 17,4 bilhões no primeiro semestre de 2025
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O avanço das bets vem redirecionando os gastos mensais dos brasileiros — entre eles, o que era dedicado a compras em supermercados. É o que diz o novo levantamento da Kantar, responsável por revelar que 13% do valor que seria destinado para alimentos e bebidas, foi gasto com as apostas on-line. O movimento acontece com mais frequência entre as classes C, D e E.
Segundo dados do Ministério da Fazenda, o setor das bets atingiu a receita de R$ 17,4 bilhões nos primeiros seis meses de 2025, com 17,7 milhões de brasileiros realizando apostas. Para Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, o efeito pode não só muda o hábito de consumo entre a população, como também define novas estratégias no setor varejista.
“É importante ressaltar que o dinheiro que é usado para jogar nessas casas de aposta, seria utilizado para o consumo não só de itens essenciais, mas de supérfluos, esses que possuem um valor maior. Com isso, diversos supermercadistas vêm registrando uma diminuição da compra de itens básicos, mas também de itens considerados dispensáveis, como bebidas alcoólicas, iogurtes e biscoitos. O baixo consumo de itens básicos já proporciona um saldo negativo, porém, esses produtos considerados ‘supérfluos’ têm uma margem de lucro maior, gerando impacto no setor”, explica.
As empresas de apostas on-line têm a previsão de faturar cerca de R$ 22 bilhões no Brasil em 2025. O alto faturamento posiciona o país como o quinto maior mercado do mundo no setor de apostas on-line, segundo a consultoria internacional Regulus Partners, focada no setor de esportes e lazer.
Com informações da Agência O Dia
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