Conecte-se conosco

Brasil

Pesquisa PoderData: 58% são contra a liberação de todas as drogas no Brasil

Taxa oscilou 3 pontos percentuais para baixo em 1 ano; os que dizem ser a favor da liberação subiram 4 pontos percentuais no período e são 26%.

pesquisa-poderdata-58-sao-cont

Mais da metade (58%) da população brasileira diz ser contra a liberação de todas as drogas no Brasil. A taxa oscilou 3 pontos percentuais para baixo desde outubro de 2024. Só 1 em cada 4 brasileiros (26%) afirma ser a favor da liberação –taxa 4 pontos maior que o registrado há 1 ano. Os dados são de pesquisa PoderData realizada de 27 a 29 de setembro de 2025.

poderdata-58-sao-contra-a-libe

O PoderData fez o seguinte questionamento: “Sobre as drogas em geral, você é a favor ou contra a liberação de todas no Brasil”. O PoderData é uma empresa do grupo Poder360 Jornalismo e realizou a pesquisa com recursos próprios. Os dados foram coletados de 27 a 29 de setembro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 178 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

ESTRATIFICAÇÃO

O Poder360 estratifica os resultados por recortes demográficos (sexo, idade, região, escolaridade, renda e religião). Os percentuais são próximos aos registrados no estrato geral da pesquisa:

poderdata-58-sao-contra-a-libe

LIBERAÇÃO X VOTO EM 2022

O PoderData cruzou as respostas dos eleitores sobre a liberação de todas as drogas com a declaração de voto para presidente no 2º turno de 2022. Os que declararam ter votado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva são mais favoráveis (35%) do que os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (16%). Entre os lulistas, 49% dizem ser contra a liberação de todas as drogas. Entre os bolsonaristas, a taxa é de 70%. A diferença é de 21 pontos percentuais.

pesquisa-poderdata-58-sao-cont


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =