Amazonas
Onça resgatada nadando no Rio Negro, em Manaus, foi baleada com tiro de espingarda na cabeça
Foram identificados mais de 30 estilhaços de chumbo, no crânio e pescoço. O animal também perdeu alguns dentes. Ele passou por cirurgia nesta quinta-feira (2) e segue internado.

A onça-pintada que foi resgatada após ser vista nadando por horas no Rio Negro, em Manaus, na quarta-feira (1º), estava ferida após ser baleada com um tiro de espingarda na cabeça. A informação foi confirmada pela equipe de veterinários que presta assistência ao animal.
A onça foi avistada por passageiros de uma embarcação que passava pelo local no momento em que ela tentava atravessar o rio. De acordo com testemunhas, o animal parecia desnorteado e sem forças, e teria seguido em direção à Praia da Ponta Negra, na Zona Oeste da capital.
O resgate mobilizou a Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Animal (Sepet), o Batalhão Ambiental, o Instituto Laiff e a ‘Equipe Pet’ da deputada estadual Joana Darc (União-AM). Uma força-tarefa foi montada para retirar o felino da água.
Exames realizados pela equipe de veterinários confirmaram ferimentos por arma de caça. A onça foi atingida por um tiro de espingarda na cabeça e foram identificados mais de 30 estilhaços de chumbo, no crânio e pescoço. O animal também perdeu alguns dentes.
Segundo os veterinários, a onça está bastante estressada e o estado de saúde dela é estável. O animal segue internado.
O destino da onça ainda não foi definido, mas há possibilidade de encaminhamento ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) ou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
De acordo com os órgãos envolvidos, a prioridade é garantir a recuperação da onça e, se houver condições, realizar a reintrodução do animal à natureza.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário