Amazonas
Vendas do Dia das Crianças devem movimentar R$ 57 milhões no comércio de Manaus, aponta Câmara de Dirigentes Lojistas
Pesquisa da CDL Manaus aponta que 92% dos consumidores pretendem comprar presentes; brinquedos lideram preferências e ticket médio é de R$ 175.

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, deve movimentar cerca de R$ 57 milhões no comércio de Manaus este ano. É o que aponta uma pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), que estima um crescimento de 3,4% nas vendas em comparação com 2024.
Segundo o levantamento, 92% dos consumidores pretendem comprar presentes para a data, com ticket médio de R$ 175 por compra.
A pesquisa mostra que os brinquedos continuam liderando a preferência dos consumidores (54%), seguidos por calçados (46%), roupas (42%), bonecos e bonecas (39%) e eletrônicos (37%). Também foram citados artigos esportivos, bicicletas, piscinas, livros, vídeo games e instrumentos musicais.
Os filhos serão os principais presenteados (72%), seguidos por netos (52%), sobrinhos (44%), primos, enteados, afilhados e até doações para instituições (6%).
A maior parte dos entrevistados (42%) pretende gastar entre R$ 101 e R$ 200. Outros 26% devem gastar até R$ 100, enquanto 17% pretendem investir entre R$ 201 e R$ 500. Gastos acima de R$ 500 foram mencionados por 13% dos consumidores.
O PIX aparece como a forma de pagamento mais comum (38%), seguido por cartão de débito (27%) e dinheiro em espécie (20%). O cartão de crédito — tanto à vista quanto parcelado — também será usado, além de crediários e cartões próprios das lojas.
Os shoppings lideram como o local preferido para as compras (38%), seguidos pelo comércio do Centro (35%), comércio de bairro (28%) e compras online e redes sociais (17%).
Na hora de escolher onde comprar, os principais fatores são: preço (46%), facilidade de pagamento (35%), promoções (32%), além da qualidade do produto e bom atendimento.
Para o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, os dados confirmam a força do Dia das Crianças no varejo: “É uma das datas mais aguardadas do ano. Com a população disposta a presentear e o comércio preparado, a expectativa é de forte movimentação econômica e boas oportunidades para lojistas e consumidores.”
Além disso, segundo ele, o período costuma ser marcado por campanhas promocionais, descontos especiais, sorteios e ações voltadas ao público infantil, que ajudam a atrair clientes e impulsionar as vendas.
O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 24 de setembro, por meio de formulários online, entrevistas presenciais e mensagens via aplicativo. Ao todo, 2.288 consumidores da zona urbana de Manaus participaram da pesquisa.
Veja a íntegra da pesquisa.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário