Mundo
Estudo aponta aumento de tráfego de veículos perto de hospitais de Wuhan em agosto do ano passado
Pesquisadores de Harvard veem indícios de distúrbio antes do que foi reportado como o início da pandemia. China disse que é “ridículo” chegar a essa conclusão com base em “observações superficiais”
Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontam que houve um significativo aumento no tráfego de veículos na área externa de hospitais de Wuhan, na China, em agosto do ano passado, assim como uma busca por palavras ligadas a sintomas da Covid-19 em um site chinês, indicando que os casos de novo coronavírus podem ter surgido antes do que foi notificado pelas autoridades do país.
O aumento de até 67% (em relação ao mesmo período de 2018) no movimento de carros foi detectado em imagens de satélite, nos arredores de cinco hospitais de Wuhan, entre o fim de agosto e dezembro de 2019. No mesmo período, segundo o estudo, houve um aumento da busca na internet chinesa por informações sobre sintomas como tosse e diarreia.
A China reportou à Organização Mundial de Saúde o surgimento da pneumonia de causa desconhecida no dia 31 de dezembro. “Claramente houve algum nível de distúrbio social bem antes do que foi identificado como começo da nova pandemia de coronavírus”, disse John Brownstein, responsável pela pesquisa.
A porta-voz do ministério chinês de Relações Exteriores, Hua Chunying, disse que acha “ridículo, incrivelmente ridículo, chegar a conclusões baseado somente em observações superficiais como volume de tráfego”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário