Mundo
Opas alerta para previsão de pior temporada de furacões da história em meio à pandemia
Diretora-geral da organização observou que os fenômenos podem prejudicar o atendimento de pacientes em estado grave
A Organização Pan-Americana de Saude (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS) nas Américas, alertou nesta terça-feira (9) que a chegada do inverno e da temporada de furacões deve tornar o combate à Covid-19 mais difícil no continente, especialmente diante da previsão de fenômenos naturais severos.
“Países no Caribe, América Central e as costas leste e sul dos Estados Unidos estão se preparando para o que muitos especialistas acreditam que pode ser uma das piores temporadas de furacões da história”, alertou a diretora-geral da entidade, Carissa Etienne.
Ela observou que os fenômenos podem prejudicar o atendimento de pacientes em estado grave e disse que a Opas já elaborou guias para minimizar a disseminação do novo coronavírus em abrigos de emergência.
Além disso, a chegada do inverno, lembrou Etienne, por si só representa um complicador para a pandemia, uma vez que o frio “impulsiona infecções respiratórias, como a gripe sazonal e a pneumonia”, dificultando o diagnóstico da Covid-19 e deixando os pacientes em grande risco para infecção severa por Covid-19.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário