Brasil
Números da Covid-19: Conass aponta 679 novas mortes e consórcio de imprensa calcula 849
Nas duas contagens, Brasil tem mais de 37 mil mortos pela doença e passa de 707 mil infectados
A atualização o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (Conass) divulgada na noite desta segunda-feira (8) apontou 679 novas mortes e 15.564 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Por essa contagem, o país chegou a 37.134 óbitos relacionados ao novo coronavírus e 707.412 pessoas infectadas.
No entanto, um outro levantamento, realizado por um consórcio de veículos de imprensa, apontou que foram 849 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 37.312, enquanto o número de casos confirmados saltou de 691.256 para 710.887 em um dia.
O consórcio é fruto de uma parceria entre O Globo, Extra, G1, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar de forma colaborativa para reunir as informações depois que o Ministério da Saúde deixou de divulgar o total de casos, o que repercutiu internacionalmente.
O balanço do conselho (batizado de Painel Conass) também foi criado no fim de semana após o Ministério da Saúde mudar sua dinâmica de divulgação dos dados sobre a pandemia. Até a semana passada, a pasta consolidava os dados das secretarias estaduais no início da noite.
A pasta passou a divulgar o balanço cada vez mais tarde (por volta de 22h) e parou de informar o total de casos, anunciando um novo método de anunciar sua consolidação hoje. As mudanças foram objeto de questionamento do Ministério Público Federal.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário