Brasil
Eduardo Bolsonaro diz que Tarcísio de Freitas errou ao negociar tarifas com EUA: “É um desrespeito comigo”
Deputado licenciado critica articulação do governador e afirma que só volta ao Brasil se Moraes for sancionado pelos EUA

Deputado Eduardo Bolsonaro. (Foto:Reprodução)
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou duramente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por buscar diálogo com autoridades norte-americanas sobre as tarifas de 50% impostas por Donald Trump aos produtos brasileiros. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Eduardo classificou a tentativa como um “desrespeito” pessoal.
“É um desrespeito comigo. Nós já provamos que somos mais efetivos até do que o próprio Itamaraty. O filho do presidente, exilado nos Estados Unidos. Queria buscar uma alternativa lateral”, declarou Eduardo.
Segundo ele, sua atuação nos EUA visa exclusivamente pressionar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu não estou buscando convencimento da população, eu estou buscando pressionar o Moraes”, completou.
Racha no campo bolsonarista
As declarações escancaram o racha dentro da direita em meio à crise diplomática e comercial com os Estados Unidos. Tarcísio, cotado como possível presidenciável em 2026, buscou neutralizar o desgaste causado pelo tarifaço anunciado por Trump e realizou uma rodada de reuniões com Jair Bolsonaro, ministros do STF e o chefe da embaixada americana no Brasil, Gabriel Escobar.
O movimento do governador gerou incômodo no núcleo bolsonarista mais radical, que vê na manutenção da pressão sobre o STF uma prioridade estratégica, mesmo diante do impacto econômico das medidas anunciadas por Trump.
A crítica pública de Eduardo Bolsonaro reforça o isolamento de Tarcísio junto à ala mais ideológica da oposição, que tem resistido a qualquer iniciativa que suavize a tensão entre Brasil e Estados Unidos sem contrapartidas políticas.
As informações são do InfoMoney.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário