Conecte-se conosco

Amazonas

FAS e Ufam ampliam oferta de pós-graduação gratuita para professores da rede pública em 10 municípios do AM

O edital prevê a oferta de dois cursos de especialização, na modalidade de Educação a Distância (EAD)

fas-e-ufam-ampliam-oferta-de-p

Milena Soares

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), acaba de lançar um novo edital para cursos de pós-graduação gratuitos destinados a professores da rede pública municipal de ensino.

A iniciativa amplia a oportunidade anteriormente oferecida, passando agora a contemplar docentes efetivos e temporários que atuam tanto nas zonas urbana quanto rural dos 10 municípios participantes do projeto: Carauari, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Iranduba, Itapiranga, Maraã, Novo Aripuanã, Tefé e Uarini.

As inscrições iniciam nesta segunda-feira, 26 de maio, e seguem até o dia 8 de junho de 2025, exclusivamente pelos sites da FAS e do Centro de Educação a Distância da UFAM.

O edital prevê a oferta de dois cursos de especialização, na modalidade de Educação a Distância (EAD), com foco na formação de educadores para o fortalecimento de práticas pedagógicas alinhadas aos princípios do desenvolvimento sustentável: Gestão de Currículos e Práticas Pedagógicas para o Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Projetos e Formação Docente.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de análise curricular e avaliação de uma carta de motivação, que deve destacar o interesse do professor pela formação e sua contribuição para o desenvolvimento da educação nos municípios atendidos. As vagas são distribuídas entre os municípios participantes com cotas específicas para ampla concorrência, pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e pessoas com deficiência (PCD), reforçando o compromisso com a equidade e a inclusão.

 

Expansão do público-alvo

Diferentemente do primeiro edital, esta nova edição amplia significativamente o alcance, assegurando a participação de professores com vínculos temporários, que atuam em escolas de Ensino Fundamental I e II, localizadas em áreas urbanas e rurais.

“A expansão deste edital visa garantir o acesso a oportunidades, recursos e condições adequadas para professores ribeirinhos e rurais, promovendo uma educação mais inclusiva e de qualidade nas regiões mais remotas do Amazonas, promovendo a valorização dos professores e incentivando práticas pedagógicas inivadoras alinhadas à sustentabilidade”, destaca Silvana Souza, supervisora da Agenda de Educação Ribeirinha da FAS.

A parceria entre FAS e UFAM integra ações estruturantes voltadas para a valorização do magistério e o fortalecimento das redes municipais de educação, especialmente em territórios amazônicos, onde o acesso a formações continuadas de qualidade ainda representa um desafio.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 15 =