Amazonas
Prefeitura lança operação de cidadania para resgatar pessoas em situação de rua
A operação mapeou 14 pontos críticos ao longo da avenida Brasil e abordou 15 pessoas em situação de rua: dez homens e 5 mulheres. Não foram identificadas crianças, adolescentes ou idosos no local.

Foto: Clóvis Miranda / Semcom
O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, nesta quinta-feira, 22/5, uma operação de cidadania voltada à população em situação de rua. A mobilização começou na avenida Brasil, zona Oeste da cidade, reunindo mais de dez órgãos municipais, com o objetivo de oferecer dignidade, cuidado e oportunidade para quem mais precisa.
“Essa é uma ação de acolhimento, que busca devolver a essas pessoas a dignidade que lhes foi tirada. Estamos com equipes integradas, oferecendo oportunidades reais para quem precisa de tratamento, saúde, emprego ou moradia. A rua não é lugar para se viver, e a prefeitura está aqui para abrir portas, inclusive com acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida”, destacou David Almeida.
A operação integra o Plano de Ação Municipal para a População em Situação de Rua e mobilizou um grande efetivo da prefeitura, com participação direta das secretarias da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saúde (Semsa), Limpeza Urbana (Semulsp), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Habitação (Semhaf), Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), além do Fundo Manaus Solidária, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a Defensoria Pública do Estado.
Resultados da ação
A operação mapeou 14 pontos críticos ao longo da avenida Brasil e abordou 15 pessoas em situação de rua: dez homens e 5 mulheres. Não foram identificadas crianças, adolescentes ou idosos no local.
Dentre os encaminhamentos da ação, um homem seguiu para acolhimento na Casa de Passagem Amine Daou; seis pessoas, sendo cinco homens e uma mulher, foram conduzidas para tratamento contra dependência química; uma pessoa foi direcionada para acesso a benefício social; duas pessoas recolocadas no mercado de trabalho; cinco pessoas recusaram qualquer forma de intervenção; e três afirmaram não residir no local, estando apenas de passagem.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas deu suporte clínico aos atendimentos, garantindo acolhimento médico e encaminhamentos necessários.
Secretários reforçam compromisso
Segundo o secretário da Semasc, Saullo Vianna, a ação representa a união da gestão municipal para enfrentar uma realidade que se agravou no mundo após a pandemia. “Nosso trabalho é resgatar a dignidade dessas pessoas, oferecendo acolhimento, Auxílio-Aluguel, encaminhamento para abrigos e tratamento de saúde. Vamos também ofertar vagas de emprego e cursos de qualificação. Cuidar das pessoas é fundamental, e é isso que estamos fazendo”.
O titular da Semulsp, Sabá Reis, reforçou o aspecto humanitário da ação. “O que incomoda a todos nós é ver famílias morando em locais sem nenhuma condição de sobrevivência. O prefeito David determinou que oferecêssemos tudo que estiver ao nosso alcance: moradia, tratamento, emprego. Vamos deixar o igarapé limpo e iluminado, mas o mais importante é a transformação de vidas que está acontecendo aqui”.
Já o secretário da Semhaf, Jesus Alves, explicou como a política habitacional da prefeitura se integra ao esforço de reintegração social. “Essa é uma ação transversal da Prefeitura de Manaus, conduzida pelo prefeito David Almeida, com o objetivo de oferecer alternativas reais para pessoas em situação de rua. São muitos os fatores que levam alguém a essa condição, e o nosso papel é estender a mão. A Secretaria de Habitação garante que 3% de todas as unidades dos nossos programas, como o ‘Bairro Planejado’, serão destinadas a essa população. Estamos oferecendo mais do que uma casa: estamos oferecendo recomeços”.
A presidente do Fundo Manaus Solidária, Viviana Lira, destacou a importância do acolhimento qualificado e do apoio contínuo. “Essas pessoas não estão nessa situação porque querem. Precisam de apoio, e a prefeitura está oferecendo esse suporte. Conseguimos vagas em instituições parceiras como a Fazenda da Esperança e o Desafio Jovem. Também garantimos cursos, retirada de documentos e apoio para quem deseja voltar ao seu Estado de origem. É a prefeitura respondendo com humanidade e ação”.
Próximas etapas
De acordo com David Almeida, a operação não se restringe à avenida Brasil, na próxima semana as equipes atuarão nas proximidades da avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, zona Leste, onde já foi realizado o mapeamento da área. A proposta é levar o modelo de atuação integrada a todas as zonas da cidade. “Estamos ampliando abrigos e casas de acolhimento. Vamos percorrer toda Manaus, porque nosso objetivo é resgatar vidas e oferecer dignidade a quem mais precisa”.
Além dos atendimentos sociais e de saúde, a Semulsp realizou serviços de limpeza como capinação, varrição, lavagem e remoção de resíduos, garantindo mais bem-estar à comunidade do entorno e, ainda, maior fluidez para as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) que atuarão na localidade nos próximos dias, com ações de drenagem e recapeamento.
A operação marca uma nova fase da gestão municipal, com foco em ações estruturantes e humanizadas voltadas aos mais vulneráveis. A dignidade de Manaus começa pelo cuidado com quem foi esquecido.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário