Brasil
Governo federal encerra, neste mês, pagamento de ‘Benefício de Transição’ a 166 mil famílias
Medida foi criada em 2023, para garantir que nenhum beneficiário do Auxílio Brasil tivesse queda de renda com o novo Bolsa Família.

O Benefício Extraordinário de Transição (BET) — criado para garantir que nenhum beneficiário do novo Bolsa Família recebesse valor inferior ao que recebia no programa anterior, o Auxílio Brasil — chega ao fim neste mês. O caráter provisório da medida foi anunciado no Decreto nº 12.064/2024 e está mantido, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O BET foi criado um ano antes, em 2023, na Lei nº 14.601/2023. E, de acordo com o MDS, cerca de 166 mil famílias recebem atualmente o benefício, o que representa apenas cerca de 0,8% do total de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família. Em junho, não terão direito ao BET.
A justificativa para o encerramento em maio de 2025 é o alinhamento com o ciclo cadastral do Cadastro Único, de junho de 2023 a maio de 2025. Após os 24 meses, inicia-se um novo ciclo, e o BET deixa de ser necessário.
“Esse período de pagamento do BET estaria alinhado com o ciclo cadastral estipulado às famílias inscritas no CadÚnico, de 24 meses, ao fim do qual a família não fará mais jus ao benefício”, explicou o Ministério do Desenvolvimento Social.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário