Amazonas
Avanços no tratamento marcam os 99 anos da entidade, diz presidente da Sociedade de Urologia no AM
Para garantir um atendimento qualificado e seguro, é fundamental que a população busque profissionais que comprovam alta competência técnica, diz Giuseppe Figliuolo.

Ao celebrar os 99 anos da Sociedade Brasileira de Urologia, o presidente da seccional do Amazonas, Giuseppe Figliuolo, disse que a missão da entidade é promover a saúde e quebrar tabus, reforçando a importância do acesso a tecnologias de ponta, como cirurgias minimamente invasivas e diagnósticos precoces, fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Segundo ele, a SBU tem sido protagonista no desenvolvimento da urologia no Brasil, acompanhando e impulsionando avanços que transformaram a especialidade em uma das mais abrangentes e tecnológicas da medicina moderna.
Ele disse que, para garantir um atendimento qualificado e seguro, é fundamental que a população busque profissionais que comprovam alta competência técnica, experiência clínica e atualização constante na especialidade.
“Além de tratar condições complexas, que têm desafiado a medicina diariamente, os urologistas também desempenham um papel essencial na saúde preventiva, orientando sobre exames regulares que podem salvar vidas, como o toque retal e o PSA, essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais comum entre homens no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma”, disse Figliuolo, que também é especialista em uro-oncologia e doutor em saúde pública.
O presidente da seccional amazonense destaca que a SBU é responsável por campanhas de conscientização que ajudam a quebrar tabus e estimular o autocuidado, como o “Novembro Azul”, que busca sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e que, nos últimos anos, tem ampliado sua abordagem, voltando suas ações para a saúde integral da população masculina.
Outra iniciativa da SBU são as campanha ‘Abril Lilás’ (de conscientização sobre o câncer de testículo), ‘Novembrinho Azul’ (que estimula a ida de meninos ao urologista desde cedo), ‘Cuide , você só tem um’ (prevenção ao câncer de pênis), ‘SBU pela doação de órgãos’, além de campanhas educativas em datas pontuais, como no mês da mulher, abordando problemas urológicos que acometem o sexo feminino.
Conforme Giuseppe Figliuolo, essas iniciativas são importantes para ajudar a superar barreiras culturais que ainda dificultam a busca por atendimento médico, especialmente, entre os homens, que, segundo dados de saúde pública, costumam procurar assistência em estágios mais avançados das doenças.
Giuseppe Figliuolo explica que, apesar dos avanços já serem nítidos, ainda há um longo caminho a se percorrer e muitos desafios a serem superados. “O esforço precisa ser contínuo, para que possamos derrubar o preconceito na busca por ajuda médica entre os homens, por exemplo, deixando de lado uma resistência cultural histórica que resulta na perda de muitas vidas para o câncer de próstata”, disse.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário