Amazonas
Polícia do AM informa que fez 109 prisões por estupro de vulnerável nos primeiros três meses de 2025
Segundo o levantamento, na capital, foram realizadas 62 prisões, dentre elas são 34 prisões em flagrante e 28 em cumprimento de mandados.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que, por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), efetuou, de janeiro a abril deste ano, 109 prisões por estupro de vulnerável em Manaus e nos municípios do interior do Estado. O número indica uma média de mais de um caso por dia.
Segundo o levantamento, na capital, foram realizadas 62 prisões, dentre elas são 34 prisões em flagrante e 28 em cumprimento de mandados. Para a delegada Juliana Tuma, titular da Depca, o resultado expressivo é decorrência de um trabalho contínuo e qualificado de investigação, fortalecido pelo compromisso da equipe da unidade especializada em agir com urgência diante às denúncias de crimes praticados contra crianças e adolescentes
“Além disso, o aprimoramento dos fluxos de atendimento às vítimas e o estímulo à denúncia, especialmente por meio das redes de proteção e da conscientização da população, têm possibilitado uma resposta mais rápida e eficaz na responsabilização dos agressores”, disse a delegada. Ela acrescentou que a integração com os demais órgãos que compõem o sistema de proteção também contribui para o fluxo do trabalho da Depca.
“O apoio dos órgãos como Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, unidades de saúde e educação, além das demais Forças de Segurança, tem sido fundamental para o êxito das ações. Essa atuação permite a identificação precoce das situações de violência, o acolhimento imediato das vítimas e a articulação de medidas eficazes tanto na proteção das crianças quanto na responsabilização dos autores dos crimes”, disse a delegada.
A autoridade policial enfatizou a ampliação de ações integradas, tanto de caráter preventivo quanto repressivo no combate a violência de crianças e adolescentes como a Operação Caminhos Seguros, deflagrada nacionalmente e já em curso no Amazonas.
“Essa operação reforça o compromisso das Forças de Segurança e da rede de proteção com a fiscalização e combate às violações de direitos de crianças e adolescentes, especialmente em áreas de risco e rotas de vulnerabilidade. Iremos intensificar ainda mais as operações promovendo investigações qualificadas, fortalecimento de parcerias e ações educativas que alcancem cada vez mais famílias, escolas e comunidades”, destacou a delegada.
Segundo o diretor do DPI, delegado Paulo Mavignier, ao longo do quadrimestre, o interior já registrou 48 prisões por violência sexual contra crianças e adolescentes, números que refletem em resultados consistentes que são atribuídos a uma atuação mais firme da Polícia Civil no combate aos crimes sexuais, especialmente no interior do estado.
A Polícia Civil alerta que casos de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados por meio dos seguintes números: (92) 99962-2441, disque denúncia da Depca, ou 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
As denúncias também podem ser realizadas presencialmente na sede da Depca ou na delegacia de polícia mais próxima do local do crime, seja em Manaus ou no interior.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário