Conecte-se conosco

Mundo

Guerra: Ataque da Rússia contra Kiev é o mais mortal desde julho de 2024

Moscou lançou 70 mísseis e 145 drones, visando principalmente Kiev, informou a Força Aérea Ucraniana.

Bombeiros ucranianos buscam sobreviventes. (Foto: Yasuyoshi Chiba /AFP)

A Rússia realizou o ataque mais mortal contra a capital da Ucrânia em nove meses na manhã desta quinta-feira (24), horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter acusado o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de prejudicar as negociações de paz.

Moscou lançou 70 mísseis e 145 drones, visando principalmente Kiev, informou a Força Aérea Ucraniana.

Pelo menos 12 pessoas morreram no bombardeio e mais 90 ficaram feridas, segundo serviços de emergência. O ataque atingiu 13 locais em Kiev, incluindo prédios residenciais e infraestrutura civil.

Assim, esse foi ataque mais mortal à capital desde julho de 2024, quando 33 pessoas foram mortas em um bombardeio aéreo que teve como alvo um hospital e bairros residenciais.

É provável que mais pessoas estejam presas sob os escombros. Uma operação de busca e resgate está em andamento para encontrá-las, segundo autoridades locais e nacionais.
Ataques contra Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou ter realizado “um ataque massivo com armas aéreas, terrestres e marítimas de alta precisão e longo alcance, veículos aéreos não tripulados, contra empresas dos setores de aviação, mísseis e espaço, engenharia mecânica e indústrias blindadas da Ucrânia, além da produção de combustível para foguetes e pólvora”.

“Os objetivos do ataque foram alcançados. Todos os alvos foram atingidos”, comentou Moscou.

Após as investidas contra Kiev, Zelensky anunciou que estava encurtando uma visita à África do Sul, onde desembarcou na noite de quarta-feira (24).

“É extremamente importante que todos ao redor do mundo vejam e entendam o que realmente está acontecendo”, disse ele, acrescentando que a Ucrânia entraria em contato imediatamente com parceiros internacionais a respeito de seus pedidos de fortalecimento das defesas aéreas.

“Já se passaram 44 dias desde que a Ucrânia concordou com um cessar-fogo total e a suspensão dos ataques. Esta foi uma proposta dos Estados Unidos. E já se passaram 44 dias com a Rússia continuando a matar nosso povo e evitando pressões severas e a responsabilização por suas ações”, acrescentou Zelensky nas redes sociais.

Produtores da CNN em Kiev ouviram sirenes de ataque aéreo ecoando pela cidade por cerca de seis horas na madrugada de quinta-feira.

Um produtor da CNN comentou que eles esperaram em um corredor com o filho por seis horas enquanto mísseis caíam sobre a cidade, com um drone voando com um som alto do lado de fora de sua janela.

 

As informações são da CNN.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =