Conecte-se conosco

Mundo

Tarifas de 25% dos EUA para México e Canadá entram em vigor nesta terça; China já faz retaliação

Governo chinês também colocou 25 empresas americanas sob restrições de exportação e investimento.

tarifas-de-25-dos-eua-para-mex

EUA impõem mais tarifas às exportações chinesas e Pequim retalia. (Foto: Bloomberg/Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que as tarifas de 25% de produtos importados de México e Canadá serão impostas a partir desta terça-feira (3).

“Amanhã — tarifas de 25% sobre o Canadá e 25% sobre o México. Vai começar”, disse Trump, nessa segunda-feira, 3/3.

“Eles vão ter que ter uma tarifa. Então, o que eles têm que fazer é construir suas fábricas de automóveis, francamente, e outras coisas nos Estados Unidos, caso em que não haverá tarifas.”

No fim de janeiro, Trump anunciou que produtos de Canadá e México iriam pagar 25% de tarifas de importação para entrar nos EUA. Chegou a suspendê-las por 30 dias, mas reafirmou que as taxas de 25% entram em vigor nesta terça-feira.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que seu governo “tem planos A, B, C e D” para lidar com as tarifas de Trump. A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joly, disse há um nível esperado de “imprevisibilidade e caos que sai do Salão Oval”, e que o país vai lidar com isso.

A confirmação das tarifas a dois dos principais parceiros comerciais dos EUA derrubou os índices de ações das bolsas de valores dos EUA. O Dow Jones Industrial Average caiu 1,58% no dia, o S&P 500 caiu 1,78% e o Nasdaq Composite caiu 2,47%. (entenda melhor abaixo)

Desde a campanha, o presidente tem indicado que quer favorecer e dar prioridade à atividade doméstica dos EUA, limitando a concorrência estrangeira. Trump mirou produtos — como aço, alumínio, veículos, entre outros — e países.

O presidente dos EUA também elevou duas vezes as tarifas da China, e anunciou que pretende fazer o mesmo com a União Europeia, com taxas que também devem ser de 25%.

Novas tarifas em abril

Também nesta segunda-feira (3), Trump prometeu aplicar tarifas de importação a produtos agrícolas a partir de 2 de abril. O presidente dos EUA pediu aos agricultores americanos que se prepararem para vender seus produtos no mercado interno, suprindo uma possível queda de oferta de importados.

“Para os grandes fazendeiros dos Estados Unidos: preparem-se para começar a fabricar uma grande quantidade de produtos agrícolas para serem vendidos DENTRO dos Estados Unidos. As tarifas serão aplicadas ao produto externo em 2 de abril. Divirtam-se!”, disse o presidente Trump nas redes sociais.

Na mesma data, os EUA iniciam a cobrança de tarifas recíprocas a países que cobram taxas de importação de produtos americanos. Nesse caso, não há uma tarifa específica, mas uma orientação geral de reciprocidade aos países que impõem dificuldades ao comércio com os EUA.

A ideia é “corrigir desequilíbrios de longa data no comércio internacional e garantir justiça em todos os aspectos”, segundo um memorando da Casa Branca. Entre os exemplos para a política de tarifas recíprocas, o governo dos EUA citou o etanol brasileiro.

China impõe tarifas sobre importações de alimentos dos EUA

A China anunciou nesta terça-feira (4) retaliações contra as novas tarifas dos Estados Unidos, com aumentos de 10% a 15% nas taxas de importação que abrangem uma variedade de produtos agrícolas e alimentícios americanos, além de colocar 25 empresas dos EUA sob restrições de exportação e investimento.

Na noite de segunda-feira (3), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que aumentaria as tarifas sobre as importações chinesas de 10% para 20%.

Agricultor americano em campo de soja no Estado de Indiana, nos EUA, em 23 de agosto de 2022 – PJ Huffstutter – 7.fev.24/Reuters
Durante entrevista na Casa Branca, Trump afirmou que dobraria as taxas aplicadas a produtos chineses para 20%, além de cobrar tarifas de 25% sobre todas as importações do Canadá e do México a partir desta terça.

“As tarifas, vocês sabem, estão todas definidas. Elas entram em vigor amanhã”, disse o presidente. Ele ainda afirmou não haver espaço para negociações com os países, frustrando expectativas de autoridades canadenses e mexicanas.

A tarifa adicional que afeta a China entrou em vigor às 5h01 (GNT), em resposta ao que a Casa Branca considera falta de ação chinesa sobre o fluxo de drogas.

Os EUA argumentam que a China fornece produtos químicos usados na produção de fentanil. A China negou qualquer irregularidade.

Pequim imporá uma tarifa adicional de 15% sobre frango, trigo, milho e algodão dos EUA e uma taxa extra de 10% sobre soja, sorgo, carne suína, carne bovina, produtos aquáticos, frutas, vegetais e laticínios a partir de 10 de março, anunciou o Ministério das Finanças em um comunicado.

“As medidas unilaterais de tarifas dos EUA violam seriamente as regras da Organização Mundial do Comércio e minam a base para a cooperação econômica e comercial entre a China e os EUA”, disse o Ministério do Comércio da China em um comunicado separado.

“A China protegerá firmemente seus direitos e interesses legítimos”, acrescentou o comunicado. A China havia alertado que tomaria “contramedidas” em resposta ao anúncio de Trump.

“A China está profundamente insatisfeita e se opõe firmemente a isso, e tomará contramedidas para salvaguardar resolutamente seus próprios direitos e interesses”, disse um porta-voz do Ministério do Comércio chinês em um comunicado.

O movimento repercutiu na terça-feira nas bolsas de valores asiáticas, que registraram quedas acentuadas nas negociações da manhã.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =