Brasil
Maioria no Norte é contrária ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, aponta pesquisa PoderData
De acordo com a pesquisa, realizada de 25 a 27 de janeiro de 2025, 54% dos entrevistados são contra e 40% a favor, com 7% que não sabem. A margem de erro para a região é de 7 pontos percentuais.
Pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de janeiro de 2025 mostra como os brasileiros da Região Norte do País se manifestam sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. De acordo com a pesquisa, realizada de 25 a 27 de janeiro de 2025, 54% dos entrevistados são contra e 40% a favor, com 7% que não sabem. A margem de erro para a região é de 7 pontos percentuais.
A pesquisa PoderData mostra que 48% dos brasileiros são favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. A taxa avançou 2 pontos percentuais em 1 ano. Os que declaram ser contrários à união homoafetiva somam 42%. O percentual oscilou 1 ponto para cima desde janeiro de 2024, a última vez que a pergunta foi feita.
Todas as variações foram dentro da margem de erro do levantamento, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Há ainda 10% de eleitores que não souberam responder.
A pesquisa cujos dados são relatados neste post foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 25 a 27 de janeiro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 219 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
O PoderData estratifica os dados por recortes demográficos (sexo, idade, região, escolaridade e renda):
maior apoio – os percentuais de apoio ao casamento homossexual são maiores entre adultos de 25 a 44 anos (55%), moradores da região Sudeste (56%), aqueles com ensino superior (59%) e os que recebem mais de 5 salários mínimos (61%)
mais contrários – as taxas são mais altas entre pessoas de 45 a 59 anos (51%) e de 60 anos ou mais (50%) e entre moradores da região Centro-Oeste (66%) e Norte (54%)
O PoderData cruzou as respostas sobre o apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e a declaração de voto no 2º turno da eleição presidencial de 2022. Entre os que declaram ter votado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 63% apoiam a união homoafetiva e 31%, não. Já no grupo que diz ter escolhido o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 53% são contrários ao casamento homoafetivo e 35% apoiam.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário