Brasil
Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda com novo comando eleito
Deputados, senadores e representantes dos Três Poderes se reúnem para a abertura oficial do ano legislativo.
Com a eleição do novo comando da Câmara dos Deputados e do Senado, os congressistas retomam oficialmente aos trabalhos nesta segunda-feira (3). O Congresso Nacional realiza, a partir das 16h, sessão solene para a abertura do ano legislativo, com a presença de representantes dos Três Poderes.
A cerimônia é protocolar e envolve uma série de ritos, como a subida da rampa do prédio do Congresso pelos presidentes eleitos do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e pelos representantes do Executivo e Judiciário. Em caso de chuva, a entrada ocorre pelo Salão Branco.
Demais ritos incluem a participação da Banda dos Fuzileiros Navais para a execução do Hino Nacional, no início da sessão.
No plenário, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deve ler a mensagem do Executivo com a agenda prioritária do governo. Ele representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação política do Planalto com o Congresso, também deve comparecer.
Uma mensagem do Judiciário também deve ser lida pelo representante do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seguida, Motta e Alcolumbre também devem discursar.
Em seus discursos de vitória, após a eleição no sábado (1°), os novos presidente reforçaram a necessidade de independência e harmonia entre os Poderes, com o devido respeito às prerrogativas de cada um.
Antes da sessão, Motta e Alcolumbre devem ter reunião com Lula para tratar da relação com o Executivo e as prioridades do governo neste ano. O encontro será um café da manhã no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
A lista completa e detalhada com os projetos prioritários para o Executivo ainda será encaminhada nos próximos dias por Alexandre Padilha aos novos presidentes.
Entre as propostas de destaque estão a isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil e um projeto voltado para microempreendedores e para o estímulo à venda de produtos brasileiros no exterior.
Na tarde desta segunda-feira, Motta deve realizar a primeira reunião do ano entre líderes partidários da Câmara dos Deputados. O encontro está previsto para às 17h30, no Colégio de Líderes da Câmara. Devem ser discutidas as pautas prioritárias para o ano de 2025 e o prazo de instalação das comissões permanentes da Casa.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário