Brasil
INSS alerta segurados para quem não enviem e-mails ou mensagens nas redes sociais do órgão
Maior problema de enviar solicitações pelo canal errado é segurado achar que cumpriu uma exigência ou deu entrada num requerimento, sem ter benefício concedido.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um alerta aos segurados para quem não enviem e-mails ou mensagens nas redes sociais solicitando serviços, atendimento ou cumprimento de exigência, entre outros assuntos. O órgão esclarece que não atende segurados por meio desses canais.
De acordo com o instituto, o maior problema de enviar solicitações pelo canal errado é o segurado achar que cumpriu uma determinada exigência (quando apresenta documentos e informações complementares para dar andamento num processo administrativo) ou que deu entrada num requerimento, sem ter o benefício concedido.
Canais oficiais
Os canais oficiais do INSS são o aplicativo ou site Meu INSS e a central telefônica 135.
Por meio do site gov.br/meuinss ou do aplicativo Meu INSS, é possível solicitar benefícios, atualizar dados cadastrais, emitir extratos e cumprir exigências, entre outros serviços.
A central telefônica 135 funciona com atendimento humano de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Por meio desse canal, é possível fazer inscrição na Previdência Social, esclarecer dúvidas sobre o pagamento de benefícios e contribuições previdenciárias, obter informações sobre pagamento, atualizar dados, agendar atendimento presencial e consultar o andamento de requerimento feito anteriormente, entre outros serviços.
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