Conecte-se conosco

Amazonas

Corpo de Bombeiros informa que localizou dois corpos em área de deslizamento de terra em Manaus

Prefeitura anunciou luto de dois dias na cidade de Manaus.

corpo-de-bombeiros-informa-que

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas informou que as equipes de busca localizaram os corpos de um homem e uma criança do sexo feminino, vítimas de um deslizamento de terra que atingiu duas casas no bairro Redenção, zona centro-oeste da capital, na manhã de deste domingo (19/01). Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).

Além das duas vítimas fatais, outras três pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas para unidades hospitalares da capital. Desde o acionamento para a ocorrência, por volta das 11h20, as equipes de bombeiros iniciaram os trabalhos de busca e resgate.

De acordo com o governo do Estado, ao todo, 58 bombeiros atuaram no local. Além disso, também trabalharam em conjunto agentes da Defesa Civil, Polícia Militar do Amazonas e Secretaria de Estado de Saúde.

O prefeito de Manaus, David Almeida, divulgou nota em que lamenta com profundo pesar os falecimentos de Jeferson Araújo Pereira, 32, e sua filha, Ester Amorin, 8, vítimas do deslizamento ocorrido neste domingo, 19/1, na rua 9, do conjunto Hileia, bairro Redenção, zona Centro-Oeste. Em respeito e solidariedade, foi anunciado luto de dois dias na cidade de Manaus.

Os corpos foram encontrados pela equipe do Corpo de Bombeiros por volta das 22h. Equipes da Seminf seguem na área trabalhando para conter o agravamento da situação e evitar novos deslizamentos.

No local, equipes da Prefeitura de Manaus realizam a assistência às vítimas do deslizamento, que, de acordo com estudos prévios da Defesa Civil, deve ter sido ocasionado por conta da ligação clandestina de tubulação de água que ocasionou uma infiltração, sobrecarregando a encosta, devido à forte chuva que caiu na capital da noite de ontem até a manhã deste domingo.

A Defesa Civil do município informou que trabalha na elaboração de laudo para apontar as causas técnicas do desabamento.

Três pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas a hospitais da cidade: Matheus Oliveira Amorin, 16; Juliane Amorin, 27, e Alycy Vitoria Ponte, 13.

Conforme avaliação de corpo técnico, o perímetro afetado pelo deslizamento é considerado arriscado para moradias e que, por conta da ligação clandestina de tubulação de água, uma infiltração sobrecarregou a encosta.

Equipes da Seminf estão trabalhando na proteção do talude que perdeu toda a vegetação, uma lona está sendo implantada na área, caso ocorram mais chuvas, o solo não seja mais encharcado e novos deslizamentos de terra não ocorram no local, além de maquinário ajudando na busca dos desaparecidos.

Desastres

Manaus é líder em alertas de desastres naturais no Brasil. A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Com 50 alertas emitidos em 2024, a capital amazonense está no topo do ranking, seguida por Belo Horizonte e São Paulo, que tiveram 41 alertas cada.

A capital amazonense registrou 23 ocorrências em 2023 e lidera ranking das cidades brasileiras com maior número de casos. E ficou à frente de São Paulo, com 22 ocorrências, e Petrópolis (RJ), com 18.

Um dos casos mais marcantes em 2023, que causou a morte de oito pessoas, ocorreu no dia 14 de março. Um deslizamento na Comunidade Pingo D’Água, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, arrastou e matou moradores.

No dia 25 de março de 2023, uma tempestade resultou no alagamento da Comunidade da Sharp, no Distrito industrial. As ruas foram inundadas, casas invadidas pelas águas e 32 famílias ficaram desabrigadas.

O Brasil enfrentou um cenário alarmante em 2023, batendo recorde de ocorrências de desastres hidrológicos e geohidrológicos. Foram contabilizados 1.161 eventos, com uma média de três desastres por dia. Pela primeira vez, o país fechou o ano com mais de 1 mil ocorrências de desastres naturais, conforme o Cemaden.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 10 =