Conecte-se conosco

Brasil

Governador do Pará é reconduzido à presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal

Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal reúne os nove estados da região.

Helder Barbalho, governador do Pará, participa do grupo, na COP-27. (Foto:Reprodução)

O governador do Pará, Helder Barbalho, foi reeleito por unanimidade para mais um mandato à frente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL). A decisão, tomada em reunião virtual nesta quinta-feira, 26, garante ao paraense a presidência do colegiado em 2025, completando assim seu terceiro ano consecutivo no cargo.

A escolha de Barbalho como presidente do CAL ganha relevância com a proximidade da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025. O governador tem defendido a importância da união dos estados amazônicos para garantir que o evento resulte em avanços significativos para toda a região.

“A floresta estará no centro do debate mundial sobre mudanças climáticas. A união dos estados no Consórcio nos fortalece para enfrentar os desafios e também para valorizar oportunidades”, afirmou Helder Barbalho.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal reúne os nove estados da região: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Juntos, esses estados abrangem 59% do território brasileiro e são o lar de mais de 29,3 milhões de pessoas.

O CAL tem como missão promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as especificidades e desafios de cada estado. O objetivo é transformar a região em um modelo de desenvolvimento sustentável e competitivo até 2030.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =