Brasil
FAB lança foguete de sondagem suborbital ao espaço para experimento científico
Esse tipo de foguete de sondagem, desenvolvido no Brasil, pode atingir uma altitude máxima de pouco mais de 150 quilômetros e alcançar uma velocidade de até 6 mil km/h..
A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, nesta sexta-feira (29/11), um foguete de sondagem suborbital ao espaço a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte. O lançamento integra a Operação Potiguar, que busca ampliar a autonomia do Brasil em operações desse tipo.
Segundo a Força Aérea, a missão foi concluída com sucesso e teve como objetivo treinar a equipe da organização. O foguete, projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço da FAB, é um modelo monoestágio, não guiado e lançado por meio de um trilho.
Esse tipo de foguete de sondagem, desenvolvido no Brasil, pode atingir uma altitude máxima de pouco mais de 150 quilômetros e alcançar uma velocidade de até 6 mil km/h.
“Esses foguetes são utilizados para experimentos científicos e tecnológicos voltados às indústrias de fármacos, metalurgia, semicondutores, alimentos e muitas outras”, conta o coordenador da operação, Tenente-Coronel Engenheiro Fernando César Monteiro Tavares.
Os foguetes suborbitais não têm capacidade de entrar em órbita, mesmo alcançando altitudes que ultrapassam a atmosfera.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário