Brasil
Concurso Unificado: liberados os resultados da heteroidentificação e da avaliação biopsicossocial
Quem não concordar poderá entrar com recurso até o dia 14 de novembro
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou, nesta terça-feira (dia 13), os resultados preliminares da avaliação de autodeclaração dos candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) às vagas reservadas para negros e indígenas (etapa de heteroidentificação), além da avaliação biopsicossocial dos concorrentes com deficiência. Os participantes podem consultar os resultados na área do candidato, no site do CNU.
Quem não concordar com o resultado pode entrar com recurso também pelo site, nos dias 13 e 14 de novembro.
Procedimentos de verificação
Durante o procedimento de heteroidentificação, para pessoas que se autodeclararam negras, os candidatos e candidatas tiveram seus dados biométricos coletados e foram submetidos ao exame grafológico. Todo o procedimento foi filmado pela Fundação Cesgranrio, banca responsável pelo certame, para fins de registro de avaliação e para uso da comissão.
O procedimento para confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas às pessoas indígenas foi realizada a partir da análise documental comprobatória de pertencimento étnico que foi enviada pelos candidatos no momento da inscrição, conforme regras do edital.
Já a avaliação biopsicossocial dos candidatos com deficiência envolveu uma análise documental realizada por uma equipe multiprofissional, designada pela Fundação Cesgranrio. Os candidatos foram avaliados com base em atestados, laudos ou relatórios enviados no momento da inscrição, com informações sobre o tipo, grau, nível e a causa.
Próximos passos
No dia 19 de novembro, os candidatos poderão acessar os resultados dos pedidos de revisão das notas de títulos. Já o resultado final do concurso está previsto para ser publicado no dia 21 de novembro.
O CNU é um modelo de seleção de servidores criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo formato consiste na realização conjunta de concursos para o provimento de cargos efetivos no âmbito dos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Mais informações estão disponíveis no site do governo.
As informações são do Extra.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário