Conecte-se conosco

Brasil

Em viagem a Manaus, presidente dos EUA vai interagir com indígenas e defensores da Amazônia

Biden viajará para Manaus e Rio de Janeiro, Brasil, de 17 a 19 de novembro, onde “vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à margem do G20.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. (Foto:Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, visitará o Amazonas, no dia 17 de novembro e visitará a floresta amazônica para interagir com líderes locais, indígenas e outros lideranças que trabalham para preservar e proteger o ecossistema crítico amazônico, na primeira visita desse tipo de um mandatário americano no exercício do cargo.

A informação foi dada pelo governo dos EUA, nesta quinta-feira (07/11). Segundo comunicado o presidente Biden viajará para Lima, Peru, de 14 a 16 de novembro, para se reunir com a presidente Dina Boluarte para reforçar a forte relação bilateral EUA-Peru e participar da cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), onde destacará a liderança econômica e o envolvimento dos EUA na região Indo-Pacífico.

Após, Biden viajará para Manaus e Rio de Janeiro, Brasil, de 17 a 19 de novembro, onde “vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à margem do G20 e reforçará a liderança dos EUA nos direitos dos trabalhadores e no crescimento económico limpo. Durante o G20, o presidente Biden demonstrará a forte proposta de valor dos Estados Unidos aos países em desenvolvimento e liderará o G20 a trabalhar em conjunto para enfrentar desafios globais partilhados, como a fome e a pobreza, as alterações climáticas, as ameaças à saúde e os encargos da dívida dos países em desenvolvimento.”

O presidente Lula conversou, por telefone, com Biden, na tarde desta quinta-feira. De acordo com o governo brasileiro, o presidente Lula recebeu de Biden a confirmação de sua vinda ao Rio de Janeiro, para participar da Cúpula do G20. E a conversa durou cerca de 30 minutos, segundo o Palácio do Planalto.

Segundo o governo brasileiro, Biden confirmou também a decisão do governo estadunidense de aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, segundo o governo do Brasil. Ambos trataram ainda da visita prevista do presidente Biden a Manaus (AM), antes da Cúpula, e acertaram a realização de reunião bilateral no Rio de Janeiro.

“Lula reiterou a amizade e admiração pelo presidente Biden e observou o excelente momento das relações Brasil-EUA nos últimos anos”, afirma a nota do Palácio do Planalto.

“Ambos destacaram a importância da iniciativa bilateral pela promoção do trabalho decente no mundo – a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores – e a convergência de prioridades entre os dois governos para a promoção da transição energética. Biden enalteceu a importância do Brasil para a preservação das florestas tropicais e para o combate à mudança do clima”, acrescentou o Palácio do Planalto.

A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília acrescentou que Biden parabenizou Lula “pela bem-sucedida presidência do Brasil no G20 e destacou o progresso feito no avanço dos direitos dos trabalhadores e no combate à fome e à pobreza”.
Segundo os EUA, Biden também desejou ao presidente Lula uma recuperação completa após o acidente doméstico que sofreu há mais de duas semanas.

“Os dois líderes concordaram em manter contato próximo sobre questões regionais e globais e expressaram seu compromisso de se reunir no G20”, acrescentou o comunicado.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − quatro =