Conecte-se conosco

Manaus

Rio Negro desce mais 1 centímetro no “repiquete” da maior vazante já registrada, aponta Porto de Manaus

O nível do Negro já baixou 33 centímetros (cm) com o chamado “repiquete”, e está a 6 cm da maior vazante já registrada, em 9 de outubro deste ano, quando chegou a 12,11 m.

rio-negro-desce-mais-1-centime

O rio Negro vazou um centímetro no último fim de semana, de acordo com medição do Porto de Manaus. A cota nesta segunda-feira (04/11) ficou em 12,17 metros (m). O nível do Negro já baixou 33 centímetros (cm) com o chamado “repiquete”, e está a 6 cm da maior vazante já registrada, em 9 de outubro deste ano, quando chegou a 12,11 m.

O “repiquete” é o fenômeno em que um rio, já em período de cheia, volta a vazar, e vice-versa. O nível do rio Negro parou de descer na última sexta-feira (01/11), após vazar, em média, 4 centímetros por dia, desde o dia 25 de outubro. A cota do Negro nesta segunda-feira, ficou 93 cm abaixo da registrada na mesma data de 2023, de 13,02 m. Em 01/11/2023, o nível do rio havia subido 8 cm.

Um dos fenômenos típicos do regime das águas na Amazônia, o repiquete foi registrado apenas duas vezes nas vazantes do rio Negro, em Manaus, nos últimos dez anos, até 2023, sendo o mais severo deles em 2016, ano em que após parar de descer em meados de outubro, o nível subiu por alguns dias e depois voltou a descer regularmente até meados de dezembro.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =