Economia
Limpa nome: Serasa derrubou mais de 18 mil páginas fakes com ajuda de canal contra fraudes
Uma das ferramentas que ajudaram a identificação dessas páginas foi o Canal de Denúncias contra Fraudes, lançados no início do ano.
Ao longo do ano, a Serasa promove campanhas de educação financeira e renegociação de dívidas para ajudar os brasileiros. Mas as ações passaram também a inspirar golpistas que utilizam os motes para atrair vítimas que querem limpar o nome. Atento a isso, o birô de crédito tirou da internet, de janeiro a agosto deste ano, 18.500 páginas fakes.
Uma das ferramentas que ajudaram a identificação dessas páginas foi o Canal de Denúncias contra Fraudes, lançados no início do ano. Em oito meses, foram recebidos mais de 6 mil links suspeitos.
Geralmente, as fraudes prometem elevar a pontuação de Score ou limpar o nome do consumidor a partir do pagamento de pequenas taxas. Os criminosos utilizam logotipo da Serasa e até vídeos manipulados com Inteligência Artificial que forjam imagem e voz de celebridades, políticos conhecidos ou jornalistas renomados para convencer as vítimas.
Como denunciar
Ao deparar com sites e redes sociais suspeitas, o consumidor pode denunciar diretamente pelo aplicativo “Serasa”. Após o login, na tela inicial, é preciso clicar no ícone do canto superior direito, que indica uma silhueta de uma pessoa e, na sequência, arrastar até o final da tela e clicar no botão “Canal de Denúncias”. Na página, será possível copiar a URL (o link da página em questão).
Além disso, a empresa também oferece um canal direto para denúncias de fraudes no webchat da Central de Ajuda e em seu WhatsApp oficial (11) 9 9575-2096.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário