Amazonas
Sinteam denuncia: escolas do Amazonas burlam reposição de aulas no pós-greve
A presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, disse que tem recebido denúncias sobre “acordos internos” que estão ocorrendo nas escolas onde houve greve para que a reposição não ocorra.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) informou, nesta quarta-feira, que pediu ao Ministério Público do Estado (MP-AM) que fiscalize o cumprimento do calendário de reposição de aulas na rede estadual de ensino, para recuperar os mais de 40 dias de aula perdidos em consequência da greve. A presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, disse que tem recebido denúncias sobre “acordos internos” que estão ocorrendo nas escolas onde houve greve para que a reposição não ocorra, segundo ela, prejudicando os estudantes.
O Sinteam informou que o mesmo pedido foi feito comissão de professores ao Conselho Estadual de Educação, com pedido para a realização de blitzes para apurar as denúncias. “A representante da ouvidoria do CEE admitiu que há inúmeras denúncias sobre esse assunto”, informou o sindicato.
Um dos itens do termo de entendimento firmado após a greve dos trabalhadores em educação entre o Sinteam, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e Governo do Estado foi a organização de um calendário único de reposição de aulas nas escolas onde houve greve total ou parcial, o que, segundo Ana Cristina, não está ocorrendo.
“Há escolas em que professores fizeram greve mas estão sendo liberados pelos gestores. Isso traz um prejuízo para os alunos, uma vez que temos um compromisso com a educação. E saber que tem a conivência da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é ainda mais grave. Se dessa forma eles acreditam que vão impedir uma possível greve no ano que vem, quando fazem esses acordos e beneficiam alguns professores, o que podemos dizer é que talvez isso piore o clima entre os trabalhadores e o governo”, disse Ana Cristina.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário