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Economia

Black Friday: veja dicas para iniciar pesquisa de preços para aproveitar descontos

É o momento de começar a monitorar preços para não pagar ‘a metade do dobro’.

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Com pouco mais de um mês para a Black Friday, os brasileiros já se preparam para aproveitar as ofertas. Sete em cada dez consumidores (70%) afirmam que planejam com antecedência as compras da última sexta-feira de novembro, segundo uma pesquisa feita pelo Mercado Livre e pelo Mercado Pago. O número — que cresceu dez pontos percentuais em relação a 2023 — reflete a cautela das pessoas para evitar promoções enganosas.

De acordo com o estudo, que entrevistou 27 mil consumidores, 85% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday deste ano.

— O público que planeja suas compras costuma adquirir produtos com os maiores tíquetes médios, como é o caso dos eletrodomésticos — diz Diego Santos, diretor de Marketplace do Mercado Livre.

Pierre Souza, professor de Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV), ressalta as vantagens do planejamento das compras para esse período do ano:

— Pesquisar os preços com antecedência permite ao cliente decidir o que realmente precisa, evitando compras por impulso. Além disso, o planejamento possibilita a identificação de promoções reais. Se o consumidor sabe que o custo de um item passou de mil reais para R$ 800, ele pode calcular o desconto, nesse caso de 20%. O que for anunciado acima desse valor é enganoso.

Embora o planejamento esteja em alta, 48% dos brasileiros ainda não sabem o quanto vão gastar na Black Friday, segundo uma pesquisa realizada pela Dotz, plataforma de benefícios.

— Quem ainda não planejou as compras deve começar identificando pontos ou plataformas de venda que ofereçam as melhores condições de parcelamento e benefícios que vão além do preço, como cashback e programas de pontos — orienta Rafael Rapp, diretor de Varejo da Dotz.

Nesta época, cresce o total de compras virtuais

No comércio eletrônico, o faturamento da Black Friday deve ser de R$ 7,93 bilhões, considerando a principal semana do evento, que vai de 25 novembro até 2 de dezembro. O valor é 10,18% maior do que o arrecadado no ano passado, quando foram registrados R$ 7,2 bilhões. A projeção é da Associação Brasileiro de Comércio Eletrônico (ABComm).

A previsão é que o tíquete médio fique em R$ 738, com movimentação de 10,7 milhões. Em 2023, a média gasta foi de R$ 705.

Neste mês, o Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) e a Secretaria estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon) realizam um levantamento sobre a variação de valores dos produtos mais procurados na Black Friday. O objetivo é identificar alterações e possíveis práticas abusivas, como a “maquiagem de preço”, que ocorre quando o custo de um produto é elevado antes da promoção, criando a falsa impressão de um desconto concedido. A lista com os itens e seus preços será divulgada na semana do evento.

“O monitoramento dos preços pretende garantir uma compra segura pelos consumidores. Queremos ajudá-los a identificar quais promoções são, de fato, vantajosas e a evitar cair em fraudes”, afirma Marcelo Barboza, presidente do Procon-RJ.

Em 2023, o levantamento monitorou mais de 700 produtos, como aparelhos de televisão, celulares e geladeiras. Dentre os itens, um notebook que custava R$ 3.519, no dia 26 de outubro, subiu para R$ 3.649, em seis de novembro, e a menos de dez dias da Black Friday, estava a R$ 3.119. Nesse caso, o desconto real foi de R$ 400.

Pierre Souza, professor de Finanças da FGV, os consumidores que vão fazer as compras no e-commerce contam com plataformas que fazem levantamento dos valores de produtos.

— Existem vários sites de rastreamento de preços. Os clientes podem acessar o histórico da mudança de valores de vários itens. Se o custo de um produto tiver um aumento abrupto, isso pode indicar uma estratégia para tentar fisgar o cliente com descontos enganosos.

Dicas

Defina um orçamento – Estipule um limite de gastos. Definir um valor máximo para cada produto ajuda a manter o controle financeiro. Com um planejamento claro, fica mais fácil focar nas ofertas que realmente fazem sentido.
Lista de compras – Faça uma lista do que deseja adquirir. A estratégia ajuda a identificar promoções que cabem no orçamento e garante compras conscientes.
Acompanhamento – Acompanhe as mudanças de preços. Dessa forma, é possível verificar se os descontos são de fato verdadeiros. Comparar valores em diferentes lojas e plataformas virtuais também ajuda a evitar promoções enganosas.
Sites de monitoramento – Pode-se recorrer a ferramentas virtuais de comparação de preços, como Buscapé, Já Cotei e Zoom. Estas indicam o histórico dos preços e o percentual de cashback oferecido.
Compras vantajosas – Durante a Black Friday, é inteligente buscar ofertas que ofereçam vantagens adicionais, como cashback. Esse recurso permite que o consumidor receba uma parte do valor gasto de volta após a compra, o que se traduz em economia real.
Direito de desistir – Nas compras on-line, o consumidor tem o direito de se arrepender em até sete dias após o recebimento do produto. Caso desista da compra, pode solicitar o reembolso total, incluindo o frete.


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