Conecte-se conosco

Notícias

Região Norte: Brasil é racista para 71%, mas só 27% admitem preconceito, aponta pesquisa PoderData

A pesquisa apontou que a maioria dos brasileiros (75%) diz haver racismo no Brasil. Mas apenas 33% admitem que têm preconceito contra negros.

na-regiao-norte-brasil-e-racis

A maioria dos brasileiros na Região Norte (71%) diz haver racismo no Brasil. Mas apenas 27% admitem que têm preconceito contra negros, segundo pesquisa PoderData realizada de 12 a 14 de outubro de 2024.

A pesquisa apontou que a maioria dos brasileiros (75%) diz haver racismo no Brasil. Mas apenas 33% admitem que têm preconceito contra negros.

A pesquisa fez duas perguntas. Primeiro, se o entrevistado achava que havia preconceito contra negros. Depois, se o próprio entrevistado se considerava racista. Há uma assimetria nas respostas, como mostra o infográfico a seguir:

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 12 a 14 de outubro de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 181 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro dos números nacionais é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

na-regiao-norte-brasil-e-racis

na-regiao-norte-brasil-e-racisO PoderData começou a fazer perguntas sobre preconceito contra negros em novembro de 2020. De lá para cá, a taxa dos que afirmam existir racismo no Brasil teve variações na margem de erro da pesquisa. Em suma, o sentimento geral parece quase imutável. As curvas variam próximas à margem de erro do estudo.

Quando se trata dos que dizem não ter preconceito contra pessoas negras, o percentual tem diminuído. Em 2020, havia 59% que negavam ter preconceito. Agora, só 50%.

Da mesma forma, hoje 33% admitem ser preconceituosos contra pessoas negras. Essa taxa havia atingido seu ápice em novembro de 2021, quando 39% afirmavam ser racistas.

Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Por causa desse processo, é possível que o somatório de algum dos resultados seja diferente de 100. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem aparecer por conta de ocorrências de não resposta.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 4 =