Conecte-se conosco

Brasil

“Folha de S. Paulo”: PF identificou Carlos Bolsonaro como articulador em esquema de fake news

Segundo a publicação, presidente pressionou o ex-diretor Marcelo Valeixo depois de saber que a Polícia Federal tinha chegado ao nome do filho dele

A Polícia Federal identificou Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, como um dos articuladores do esquema que usava notícias falsas para ameaçar e intimidar pessoas públicas na internet. A informação foi divulgada hoje (25) pela Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, Jair Bolsonaro pressionou Marcelo Valeixo, ex-diretor da Polícia Federal, exonerado ontem, depois de saber que a corporação tinha chegado ao nome do filho dele.

A exoneração de Valeixo por “interferência política” foi um dos motivos apresentados por Sérgio Moro para deixar, também ontem, o Ministério da Justiça. No pronunciamento em que anunciou a saída da pasta, o ex-juiz federal afirmou que o presidente queria obter informações sobre investigações realizadas pela PF.

Logo após a saída de Moro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a PF mantenha os delegados que atuam no inquérito das fake news, aberto em março de 2019, pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli.

Em mensagens de celular expostas por Moro, Bolsonaro envia para ele o link de uma notícia com o título “PF na cola de 10 a 12 deputados bolsonaristas”. Em seguida a observação: “Mais um motivo para a troca”, em referência à substituição na direção da PF.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − um =