Conecte-se conosco

Brasil

Eleições 2024: 52 cidades terão segundo turno; saiba regras e datas das próximas etapas

Propaganda na TV e no rádio recomeçará em 11 de outubro.

eleicoes-2024-52-cidades-terao

Eleitores de 52 cidades do Brasil voltarão às urnas em 27 de outubro para exercer o direito de voto, novamente, no segundo turno das eleições. O calendário da nova etapa da disputa já está aberto.

Entre as 52 cidades, há 15 capitais que ainda não definiram o próximo prefeito. Nesses locais, o clima de campanha entrará em novo cronograma a partir desta segunda-feira (7/10).

O Código Eleitoral estabelece que, até a véspera da votação, em 26 de outubro, os candidatos poderão distribuir material gráfico e fazer caminhadas e carreatas, mas é importante estarem atentos às regras e datas do segundo turno.

Cidades que terão segundo turno:

eleicoes-2024-52-cidades-teraoeleicoes-2024-52-cidades-teraoeleicoes-2024-52-cidades-teraoeleicoes-2024-52-cidades-terao

Confira abaixo o cronograma do segundo turno das eleições de 2024:

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na TV, ocorrerá entre 11 e 25 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, adotou novas regras referentes ao conteúdo que será produzido pelos candidatos.

Entre as proibições estabelecidas pelo Tribunal, estão a veiculação de imagens de guerra ou violência, bem como a incitação de desobediência que afeta a ordem pública e discriminação por gênero, sexo, orientação sexual, religiosidade, cor, raça ou etnia.

Dias de campanha e debates

Conforme o cronograma, a realização de comícios e o uso de aparelhagem de sonorização fixa só poderão ocorrer até o dia 24 de outubro. As regras estabelecem, assim como no primeiro turno, que o último comício de campanha pode durar mais de duas horas.

A sexta-feira antes da votação, 25 de outubro, além de marcar o encerramento da veiculação da propaganda no rádio e na TV, será o último dia para divulgar mídias pagas na imprensa escrita e na internet. Isso inclui, por exemplo, o impulsionamento de conteúdos nas redes sociais.

O dia 25 será, também, o último para a realização de debates, tanto no rádio quanto na TV, de forma que eles não poderão ultrapassar a meia-noite

 

 


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =