Conecte-se conosco

Brasil

155 milhões de brasileiros, sendo 2, 7 milhões no Amazonas, votam para prefeitos e vereadores neste domingo

A cobrança da tarifa do transporte coletivo de Manaus será suspensa neste domingo (6), data do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Foto: Reprodução TRE

Os brasileiros vão às urnas neste domingo (6.out.2024) para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5.569 cidades (leia mais abaixo). Há 155.912.680 eleitores no país aptos a votar no 1º turno, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No Amazonas, são mais de 2,7 milhões de eleitores. A votação ocorre das 7h às 16h em todo o País, no horário de Brasília. As urnas no Amazonas vão fechar simultaneamente ao resto do país – mesmo que em outros estados o relógio marque um horário diferente.

Das 5.569 cidades em que as eleições serão realizadas neste ano, 103 podem ter disputa de 2º turno, pois tem mais de 200 mil eleitores registrados. A lista cresceu desde a última disputa municipal, em 2020, quando eram 95 localidades com essa possibilidade de uma 2ª rodada –que agora em 2024 será, quando for o caso, em 27 de outubro.

Para o exercício do voto, os Eleitores deverão comparecer na sua Seção Eleitoral, munido de seu Título de Eleitor, carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis), passaporte, certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva), carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei, carteira nacional de habilitação (CNH).

É recomendável que os eleitores verifiquem com antecedência se houve mudanças no seu local de votação. Consulte aqui seu local de votação.

A cobrança da tarifa do transporte coletivo de Manaus será suspensa neste domingo (6), data do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

A gratuidade também vale para o dia 27 de outubro, caso ocorra segundo turno. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 26 de setembro.

A administração municipal anunciou que 1.150 ônibus circularão pela cidade, com viagens gratuitas das 4h às 18h.

O envio das urnas eletrônicas para os municípios do interior no Amazonas ocorreu pelo menos um mês antes do previsto devido à seca severa que afeta a região. Os equipamentos serão usados nas eleições municipais que ocorrem nos dias 6 e 27 de outubro (primeiro e segundo turnos).

Até o momento, mais de 561 mil pessoas estão sofrendo com os impactos causados pela estiagem. Todos os 62 municípios do estado decretaram situação de emergência.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − catorze =