Amazonas
Cartilha do TRE-AM ensina a identificar informações falsas produzidas por inteligência artificial
As deepfakes são vídeos, imagens ou áudios manipulados digitalmente, que usam inteligência artificial para alterar a aparência, voz ou expressões de uma pessoa.
Uma equipe coordenada pela juíza auxiliar da Corregedoria e Titular da 20ª Zona Eleitoral de Benjamin Constant, Luiziana Teles Feitosa Anacleto, elaborou uma cartilha com orientações gerais para que o cidadão possa ter elementos básicos para identificar e evitar as chamadas “deepfakes”.
As deepfakes são vídeos, imagens ou áudios manipulados digitalmente, que usam inteligência artificial para alterar a aparência, voz ou expressões de uma pessoa. Elas derivam do mau uso da tecnologia, para chacotear ou difamar pessoas, em especial as pessoas públicas.
Para o processo eleitoral, as deepfakes possuem potencial de interferir na intenção do voto do eleitor, por atacar a verdade e abalar a confiança de candidatos vítimas por terem atribuídas à elas as informações apresentadas nas deepfakes.
A iniciativa tem o apoio e incentivo do desembargador Airton Luis Corrêa Gentil, Corregedor Regional Eleitoral do Amazonas, que acredita e incentiva o uso da Tecnologia para promoção de serviços ao cidadão, com maior qualidade e eficiência, mas combate o desserviço do mau uso da Tecnologia para desinformação e crimes cibernéticos.
A cartilha pode ser acessada aqui
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário