Brasil
Anatel endurece regras para empresas de telecomunicações contra fraudes e golpes
A Anatel determinou a proibição da utilização de múltiplos números aleatórios para chamadas de um mesmo originador.
As prestadoras de serviços de telecomunicações deverão implementar uma série de medidas para combater fraudes e golpes em ligações. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essas empresas deverão realizar novas etapas de verificação das chamadas, “principalmente no que se refere à regularidade da numeração e à identificação de seu originador, visando garantir a transparência e a rastreabilidade das ligações telefônicas”.
Entre as medidas, a Anatel determinou a proibição da utilização de múltiplos números aleatórios para chamadas de um mesmo originador. A prática é adotada pelo mercado de telesserviços para dificultar a identificação da origem e, consequentemente, o bloqueio da chamada.
Caso as empresas não descumpram as medidas estabelecidas, estarão sujeitas à aplicação de multas de até R$ 50 milhões, com possibilidade de extinção da autorização para prestação de serviços, caso a companhia seja considerada conivente com as práticas criminosas.
“Estas novas medidas representarão um passo significativo na luta contra fraudes e golpes, e espera-se que tragam resultados positivos ainda no presente ano de 2024”, completa a nota.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário