Conecte-se conosco

Amazonas

Conselho de Veterinária diz que experimentos com animais da UEA são “clandestinos”

O biotério é onde animais são criados ou conservados para que sejam utilizados em experimentos científicos. Na UEA, o Biotério fica nos fundos do térreo da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), na zona Sul de Manaus.

A Universidade Federal do Amazonas (UEA) tem um biotério funcionando de forma clandestina segundo informações do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV/AM).

O biotério é onde animais são criados ou conservados para que sejam utilizados em experimentos científicos. Na UEA, o Biotério fica nos fundos do térreo da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), no bairro cachoeirinha, zona Sul de Manaus.

De acordo com o CRMV/AM, a Universidade do Amazonas não conta com profissionais qualificados para atuar no Biotério e, até esta semana, a instituição não ingressou com nenhum pedido para registrar pelo menos um veterinário em seu quadro de funcionários.

O presidente interino no Conselho Regional de Medicina Veterinária, Augusto Omena, disse que o biotério da UEA tem corre riscos de proliferação de doenças, prejudicando os alunos que estudam na unidade de saúde.

“É lamentável que isso esteja acontecendo na UEA. O ensino e pesquisa ficam possivelmente comprometidos. A ausência de um responsável técnico da medicina em um biotério coloca em risco o ambiente acadêmico, a segurança dos estudantes e dos animais com possíveis proliferação de doenças”, disse.

Omena afirmou, ainda, que sem registro no Conselho o biotério da UEA torna-se, segundo ele, uma atividade clandestina.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputada Joana Darc Protetora dos Animais (PL), afirmou que pediu informações do Governo sobre o biotério, e que a unidade, segundo ela, está dentro das normas.

Mesmo assim a parlamentar afirmou que agendou uma visita no local para averiguar a situação. “No momento do recesso parlamentar vamos fazer uma visita. Não será só neste biotério específico, mas em todos os lugares onde são oferecidos cursos de veterinária e zootecnia”, disse.

Questionada sobre as condições de funcionamento do biotério, a Universidade do Estado do Amazonas informou que não conta com veterinário em seu quadro efetivo de funcionários, mas faz contratações de consultores veterinários que atendem as necessidades.

Segundo a UEA a unidade de saúde conta com um bioterista chefe que tem “formação na criação animal e Zootecnia, além de especializações e mestrado na área”.

Ao ser questionada sobre as condições do bem-estar animal a UEA informou que é reconhecida e credenciada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =