Conecte-se conosco

Brasil

Ministro Mauro Campbell Marques toma posse como corregedor nacional de Justiça nesta terça-feira (3)

O novo corregedor substituirá o ministro Luis Felipe Salomão, empossado no cargo de vice-presidente do STJ em cerimônia realizada no último dia 22

senado-aprova-ministro-mauro-c

Foto:Reprodução

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques assumirá, nesta terça-feira (3), o cargo de corregedor nacional de Justiça para o biênio 2024-2026. A solenidade, marcada para as 10h, ocorrerá no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

O novo corregedor substituirá o ministro Luis Felipe Salomão, empossado no cargo de vice-presidente do STJ em cerimônia realizada no último dia 22. Indicado ao cargo pelo Pleno do STJ, Campbell foi nomeado pelo presidente da República após ter o seu nome aprovado por ampla maioria no Senado Federal.

Os profissionais de imprensa que quiserem cobrir o evento presencialmente poderão acessar a cerimônia sem necessidade de credenciamento prévio. A entrada dos profissionais no CNJ estará liberada a partir das 9h, com cinegrafistas e fotógrafos devendo se posicionar no espaço reservado à imprensa. Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos com a Secretaria de Comunicação do CNJ pelos telefones (61) 2023-5482 / 5476 ou pelo email imprensa@cnj.jus.br.

Campbell foi corregedor da Justiça Eleitoral e participou de reformas legislativas

Paralelamente à sua trajetória como ministro do STJ, Mauro Campbell exerceu diversos outros cargos de relevo no Poder Judiciário, como os de corregedor-geral da Justiça Federal e de membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde atuou como corregedor-geral eleitoral entre 2021 e 2022.

O ministro também teve participação importante em reformas legislativas. Em 2015, presidiu a comissão de juristas instituída pelo Senado com o objetivo de elaborar anteprojeto de lei para desburocratizar a administração pública e melhorar a relação do poder público com as empresas e os cidadãos.

Três anos depois, Campbell coordenou a comissão formada pela Câmara dos Deputados para discutir a atualização da Lei de Improbidade Administrativa. O trabalho da comissão e os debates posteriores no Congresso resultaram na publicação da nova Lei de Improbidade (Lei 14.230/2021).

Mauro Campbell Marques também foi diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). À frente da instituição, ele foi um dos coordenadores científicos da I Jornada de Direito da Saúde, que terminou com a aprovação de 47 enunciados. Ainda na Enfam, o ministrou coordenou o primeiro Exame Nacional da Magistratura, no dia 14 de abril.

Campbell também é integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário e membro fundador da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas.

Com informações da Agência CNJ de Notícias.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − 1 =