Conecte-se conosco

Amazonas

Morre adolescente que aguardou por leito na FCecon para tratamento de tumor no cérebro

Adolescente foi transferida para a FCecon no último dia 22, após o 18horas noticiar que ela e outras duas crianças aguardavam leito para tratamento especializado.

Foto: Valdo Leão/Secom

Morreu na madrugada desta sexta-feira a adolescente Andressa Lago da Cruz, que aguardou quase 20 dias por um leito no Hospital da Fundação Centro de Oncologia do Estado (FCecon), com tumor no cérebro, segundo informaram seus familiares, que lamentaram que a demora pelo atendimento tenha piorado o quadro de saúde da paciente.

No último dia 22, o 18horas informou que as mães de três pacientes internadas no Hospital e Pronto Socorro da Criança Dr. João Lúcio Pereira Machado, o ‘Joãozinho’, entre elas a de Andressa, pediram para que o governo do Amazonas conseguisse vagas para que elas na FCecon. Andressa estava internada no ‘Joãozinnho’ desde 6 de agosto. Foi transferida no dia 22 e não resistiu.

Além dela, outros dois pacientes no ‘Joãozinho’ aguardaram por leito na FCecon para iniciar o tratamento: Arthur Alves de Oliveira, de 12 nos, internado em 4 de agosto e e Flávia da Silva Moreira, de 17 anos, internada desde 25 de julho.

Após a notícia no 18horas, eles foram transferidos para fazer as cirurgias. Eles aguardaram por quase um mês pelas vagas na FCecon. Arthur vai fazer a cirurgia na próxima segunda-feira, segundo a mãe dele, Jaqueline Alves. “Eu estou com o coração cheio de gratidão a Deus, porque os médicos marcaram a cirurgia do Arthur. O médico falou que é uma cirurgia delicada, uma cirurgia demorada, mas Deus está no controle de tudo e tenho certeza que deu tudo certo”, afirmou, agradecendo a todos pelas orações.

Segundo a família de Andressa, a demora no atendimento dela abreviou os dias de vida da menina, que foi transferida de Parintins para Manaus em busca de tratamento.

Segundo a tida dela, Edivane Cruz, um médico da FCecon chegou a dizer para que a paciente permanecesse no ‘Joãozinho’, que lá havia a mesma estrutura para tratamento.

Na época, a Fcecon informou que é uma unidade eletiva para o tratamento de câncer. E que, desta forma, não possui especialistas em neurocirurgia de plantão. Por isso, os pacientes desta especialidade são transferidos para lá quando há data agendada para cirurgia.

Também informou que a paciente Andressa Lago da Cruz já estava internada na Fundação e tinha data de procedimento de biópsia incisional agendada para o dia 26/08. “A paciente Flávia Moreira vem sendo acompanhada pelo médico especialista, que deu início aos procedimentos pré-cirúrgicos, enquanto Arthur Alves de Oliveira já está em avaliação ambulatorial”, informou.

Mães pedem para que filhos com tumores no cérebro sejam atendidos com urgência na FCecon, em Manaus


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 8 =