Conecte-se conosco

Amazonas

Volume de serviços no Amazonas volta a crescer em junho, aponta pesquisa do IBGE

O volume de serviços registra crescimento de 6,5% no Amazonas, entre janeiro e junho deste ano, e de 2,3% no acumulado dos últimos 12 meses, de acordo com o IBGE.

volume-de-servicos-no-amazonas

Após uma queda de 3,7% em maio, o volume de serviços prestados subiu 2,2% em junho no Amazonas, na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta terça-feira (13/080, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume de serviços registra crescimento de 6,5% no Amazonas, entre janeiro e junho deste ano, e de 2,3% no acumulado dos últimos 12 meses, de acordo com o IBGE.

volume-de-servicos-no-amazonasNa média nacional, o volume de serviços prestados subiu 1,7% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal. Na comparação com junho de 2023, houve avanço de 1,3% em junho, já descontado o efeito da inflação – também acima da mediana das previsões, que apontava alta de 1,0%, com intervalo de estimativas entre queda de 0,2% e aumento de 7,2%,

A taxa acumulada no ano – que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior – foi de alta de 1,6%.
No acumulado em 12 meses, houve alta de 1,00%, ante avanço de 1,20% até maio.

A receita bruta nominal do setor de serviços subiu 2,70% em junho ante maio. Na comparação com junho de 2023, houve avanço de 6,30% na receita nominal.

Turismo

Em junho de 2024, o índice de atividades turísticas apontou expansão de 3,4% frente ao mês imediatamente anterior, após ter recuado 0,9% em maio.

Com isso, o segmento de turismo se encontra 7,7% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 0,1% abaixo do ponto mais alto da série (fevereiro de 2014).

Regionalmente, todos os 12 locais pesquisados acompanharam este movimento de expansão verificado na atividade turística nacional. As contribuições positivas mais relevantes ficaram com São Paulo (4,0%) e Rio de Janeiro (8,2%), seguidos por Bahia (5,5%), Rio Grande do Sul (8,5%) e Minas Gerais (1,6%).

Na comparação de junho de 2024 contra junho de 2023, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou expansão de 3,9%, após ter recuado 1,6% em maio.

No indicador acumulado do primeiro semestre de 2024 (janeiro a junho), o agregado especial de atividades turísticas mostrou expansão de 1,3% frente a igual período do ano passado.

A partir do mês de setembro, na Pesquisa Mensal de Serviços que divulgará o resultado de julho de 2024, o índice de atividades turísticas será ampliado dos atuais 12 para 17 locais pesquisados. Os estados do Amazonas (AM), Pará (PA), Rio Grande do Norte (RN), Alagoas (AL) e Mato Grosso (MT), se somarão às atuais Unidades da Federação já investigadas: Ceará (CE), Bahia (BA), Pernambuco (PE), Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Paraná (PR), Santa Catarina (SC), Rio Grand do Sul (RS), Goiás (GO) e Distrito Federal (DF).

Transporte de passageiros

Em junho de 2024, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou expansão de 6,2% frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajustes sazonais, após ter recuado 6,7% em maio.

Dessa forma, o segmento se encontra, nesse mês de referência, 1,9% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 21,2% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dezessete =