Conecte-se conosco

Brasil

Concurso Nacional Unificado terá banco de 13 mil classificados em lista de espera. Entenda

Cada bloco temático do concurso terá banco de candidatos com dobro do número de vagas imediatas

candidatos-ao-cnu-poderao-soli

No próximo dia 18 de agosto, o Concurso Nacional Unificado (CNU) finalmente será realizado, com a participação de 2,1 milhões de candidatos, que buscam conquistar uma das 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos da administração pública federal. Uma das novidades do concurso é a criação de um Banco de Candidatos Aprovados em Lista de Espera. Este banco contará com mais de 13 mil candidatos classificados, incluindo possíveis oportunidades temporárias.

A validade do concurso será de 12 meses, prorrogável por mais 12 meses, para garantir que os candidatos sejam chamados de forma eficiente e para possibilitar uma nova edição do concurso em breve. Além disso, as novas convocações poderão ocorrer a cada seis meses ou conforme a necessidade dos órgãos públicos.

Os candidatos no banco de espera também poderão ser chamados para assumir vagas temporárias, mantendo sua posição no banco para futuras oportunidades efetivas.

Cada bloco temático do concurso terá um banco de candidatos com o dobro do número de vagas imediatas. Por exemplo, no Bloco 7, que oferece 874 vagas imediatas, serão convocados 1.748 candidatos, enquanto 3.496 pessoas serão mantidas no Banco de Candidatos.

Segundo o organizador do concurso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), esse processo garante que os candidatos com as melhores notas tenham a chance de serem convocados para as vagas de sua escolha, enquanto aqueles com notas um pouco inferiores ainda podem ser chamados para outras opções.

Como vai funcionar a classificação?

 

Os candidatos serão classificados com base na soma das notas das provas objetivas, discursivas e de títulos. Para serem considerados classificados, devem estar dentro do limite de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático escolhido, obedecendo à ordem de preferência de cargos e especialidades escolhidas durante a inscrição. O edital também contempla a reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Pedro Assumpção Alves, assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI e membro do Grupo Técnico Operacional do CNU, explica que o Banco de Candidatos funciona como uma lista de espera.

— Dependendo da sua nota, você poderá estar apto a ocupar a vaga preferencial ou outras vagas dentro do bloco temático escolhido. A classificação depende de atingir as notas mínimas e estar dentro do quantitativo estipulado para o banco — afirma Alves.

Com informações do site Extra


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 4 =