Conecte-se conosco

Amazonas

Pregão milionário do governo do Amazonas para aluguel de até 37 mil aparelhos de ar-condicionado é suspenso

De acordo com comunicado no site do do Pregão, a licitação foi suspensa administrativamente “por questionamento não respondido em tempo hábil”.

pregao-milionario-do-governo-d

O governo do Amazonas suspendeu a realização, que ocorreria nesta quinta-feira (01/08), do pregão eletrônico lançado há menos de um mês (17/07), de valor milionário, para formação de ata de preços de locação de até 37.032 aparelhos de ar-condicionado para atender os órgãos, entidades e unidades administrativas estaduais em Manaus, em valores que podem ultrapassar os R$ 120 milhões, de acordo com especialistas ouvidos pelo 18horas.com.br.

pregao-milionario-do-governo-dDe acordo com comunicado no site do do Pregão, a licitação foi suspensa administrativamente “por questionamento não respondido em tempo hábil”.

Nesta terça-feira, o 18horas.com.br informou que, pedindo para não terem seus nomes revelados, especialistas, inclusive alguns fornecedores para órgãos estatais, disseram que o pregão ameaça a competitividade, pois pode beneficiar apenas uma empresa de grande porte com capacidade para atender as exigências do Edital. E, ainda, deixar no calor funcionários públicos, pois os aparelhos poderão ser retirados no caso de inadimplência do governo acima de 120 dias.

De acordo com empresários do setor, não há notícias recentes de pregão de aluguel de ar-condicionado para órgãos públicos, entregando todo o sistema para uma única empresa. De acordo com o Edital, o critério de julgamento adotado será o de menor preço global. E o sistema de registro de preços não obriga a contratação dos aluguéis, sendo apenas uma estimativa da administração.

O Edital prevê que a inserção das propostas deverá ser feita no Portal de Contratações Públicas do Estado do Amazonas – e-compras.am – até a data limite estipulada neste edital, no endereço eletrônico https://www.e-compras.am.gov.br, dia 01/08/2024 às 9h15, com início da sessão às 9h30 horas. A fase de lances será de, pelo menos, 4 minutos.

O Edital prevê que a empresa que ganhar o contrato também deverá fazer a instalação e a desinstalação dos aparelhos, além das manutenções preventivas e corretivas.

O governo justifica o pregão dizendo que a contratação será benéfica para os funcionários públicos, em consequência as ondas de calor em Manaus. “Visando a economicidade com os gatos com a aquisição e manutenção dos sistemas de climatização e refrigeração, o melhor tipo de solução a adotar é o serviço de locação”, pois “a administração não arcaria com aquisição e manutenção”, argumenta.

Pregão milionário do governo do Amazonas para aluguel de ar-condicionado pode deixar funcionários no calor

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + dezenove =