Conecte-se conosco

Brasil

CNU: candidatos serão identificados por exames grafológicos e coletas de digitais

Faltam 20 dias para aplicação das provas do processo seletivo.

No próximo dia 18 de agosto, mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o Brasil realizarão as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU). Para evitar fraudes, serão realizadas ações como a coleta de digitais e o exame grafológico dos candidatos, conduzidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Os candidatos terão que assinar e escrever uma frase nos cartões de resposta para garantir a autenticidade. Também será proibida a saída dos candidatos com os cadernos de prova e fazer anotações no verso do cartão de confirmação. Todos os inscritos receberão folhas específicas para anotar suas respostas, que poderão ser conferidas posteriormente com o gabarito.

As folhas de rascunho serão entregues a cada período de prova e não poderão ser levadas de um turno para o outro. Apenas os candidatos que permanecerem até os últimos 30 minutos de prova poderão levar suas folhas de resposta anotadas.

De acordo com Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CNU, o esquema de segurança, que envolve Abin, Força Nacional, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outras instituições, permanece robusto. Mesmo após o adiamento das provas devido às enchentes no Rio Grande do Sul, todas as medidas de segurança foram mantidas e aprimoradas.

— Estamos trabalhando com todas as recomendações feitas pela Polícia Federal e pela Abin para garantir a segurança na hora da prova. Estamos aprimorando a logística e a segurança para que os candidatos possam ter a certeza de que vamos garantir a idoneidade do processo e atingir nosso objetivo de democratização do acesso ao serviço público federal.

Atenção aos horários

Com a proximidade do exame, é crucial que os candidatos estejam atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões, especialmente nos estados com diferença de fuso horário em relação a Brasília.

Os portões serão abertos às 7h30 no período matutino e ao meio-dia no período vespertino. Nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, os portões abrirão às 6h30 e às 11h, respectivamente. No Acre, a abertura será às 5h30 pela manhã e às 10h para o período da tarde. Os horários completos e outros detalhes estão disponíveis na página oficial do CNU.

Além do Rio Grande do Sul, o efetivo da Força Nacional atuará no Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e Roraima, em conjunto com as forças de segurança locais.

As provas começarão a ser distribuídas no dia 3 de agosto. Durante os três meses entre a data inicialmente prevista para o CPNU, 5 de maio, e o dia 3 de agosto, os cadernos de prova ficaram armazenados em um espaço seguro, protegido 24 horas por equipes de segurança. A partir de 3 de agosto, os cadernos serão encaminhados para os centros de distribuição dos Correios em cada estado e, posteriormente, distribuídos para as cidades onde serão aplicadas as provas.

— A PRF é responsável pela escolta de todas as provas nas estradas federais. A Força Nacional está trabalhando conosco para garantir a segurança e dando suporte crucial para a aplicação da prova no RS e em outros oito estados — afirmou Retamal.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 9 =