Mundo
Incêndios florestais se aproximam de reator da usina nuclear de Chernobyl
Operador de turismo diz que fogo está a cerca de 2 quilômetros do local onde estão armazenados os resíduos mais perigosos da usina
Incêndios florestais que ocorrem há vários dias no norte da Ucrânia se aproximam da usina nuclear abandonada de Chernobyl, segundo matéria da BBC Brasil.
De acordo com operador de turismo Yaroslav Emelianenko, o fogo está a cerca de 2 quilômetros do local onde estão armazenados os resíduos mais perigosos da usina.
O Greenpeace afirma que o maior incêndio atingia uma área de 34 mil hectares, enquanto um segundo, a apenas um quilômetro da antiga usina, cobria uma área de 12 mil hectares.
A usina nuclear de Chernobyl e a cidade de Pripyat estão abandonadas desde 1986, quando o reator número 4 da usina explodiu.
A polícia afirmou que o incêndio começou no dia 4 de abril, depois que um homem colocou fogo na grama seca perto da zona de exclusão. Kateryna Pavlova, presidente da agência que gerencia a zona de exclusão da usina, disse à Associated Press que “não é possível afirmar que o fogo esteja controlado”.
No dia 5 de abril, Yegor Firsov, diretor do serviço estatal de inspeção ecológica da Ucrânia, disse em um post no Facebook que os níveis de radiação na área aumentaram acima do normal. A informação foi negada por oficiais do governo e depois, pelo próprio Firsov.
A explosão de Chernobyl criou uma nuvem radioativa que passou por grande parte da Europa, sendo a área ao redor da usina a que foi mais afetada. É proibido que pessoas morem a menos de 30 km da usina.
A
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário