Brasil
Apagão global: problema é identificado e está em reparo, diz empresa de segurança cibernética
Falha afeta voos nos Estados Unidos, prejudica transmissão de TV no Reino Unido e impacta telecomunicações na Austrália, entre outros problemas.
O problema que gerou um apagão global mundial, na manhã desta sexta-feira (dia 19), foi identificado. A empresa de segurança cibernética CrowdStrike passa por uma interrupção de serviços provocada por uma “atualização defeituosa” de um software da companhia, o CrowdStrike Falcon.
Segundo a companhia, o problema já foi identificado e está em processo de reparo. Apesar disso, a falha criou uma rede de problemas e atrasos em todo o mundo, com usuários de aparelhos da Microsoft recebendo alertas de “tela azul da morte”, um problema relativamente comum, mas alarmante, por indicar erro crítico de sistema.
O aviso costuma aparecer quando o Windows detecta um problema grave e precisa reiniciar para evitar danos maiores. As causas podem variar, e vão desde problemas de hardware, de drivers, até conflitos no software e em arquivos corrompidos.
Já os caixas eletrônicos, muitas vezes, são programados para funcionar hospedados em computadores e aparelhos que usam o Windows como sistema operacional. Logo, também apresentam telas azuis e problemas diversos. A situação também atinge outdoors e letreiros digitais de publicidade em grandes cidades.
Conforme indicam portais especializados no assunto, a resolução da Tela Azul da Morte é feita por etapas de soluções de problemas, como verificar se há algo incomum no hardware, alguma atualização pendente para driver. Caso isso não solucione, cabe executar diagnósticos do sistema, e restaurar ou até mesmo reinstalar o Windows, em caso de problemas mais graves.
Ainda que Crowdstrike esclareça que identificou e trabalha para corrigir a atualização que está travando dispositivos Windows, aqueles com aparelhos presos no loop ainda deverão precisar tomar suas próprias medidas.
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