Amazonas
Suframa aciona polícia contra invasão no Distrito Industrial de Manaus incentivada nas redes sociais
Essa foi a quinta operação de desmobilização no local,. As invasões têm sido incentivadas publicamente nas redes sociais por líderes que denominam a área como “Comunidade Nova Mauá”.
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) informou em seu site que, a manhã desta quinta-feira (18/07), acionou as forças policiais estaduais e ambientais para desmobilizar uma ocupação irregular na Área de Expansão do Distrito Industrial de Manaus (PIM), localizada na avenida Flamboyant, no bairro Distrito Industrial II.
Essa foi a quinta operação de desmobilização no local, uma área destinada à instalação de novas fábricas do PIM e, por consequência, com potencialidade para gerar empregos para a população local. Operações anteriores ocorreram nos dias 31 de maio e 2 de julho de 2024, e nos dias 15 e 19 de junho de 2024, resultando na demolição de construções rústicas e na remoção de materiais, bem como a detenção de envolvidos.
Segundo a Suframa, a atividade ilegal de ocupação tem causado significativo desmatamento na região, com a vegetação original sendo substituída por barracos feitos de madeira e as invasões têm sido incentivadas publicamente nas redes sociais por líderes que denominam a área como “Comunidade Nova Mauá”.
Apesar das frequentes operações de desmobilização envolvendo órgãos de segurança pública estaduais, federais e ambientais, incluindo a Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), o Batalhão de Choque da Polícia Militar do Amazonas, a Delegacia da Polícia Federal e o Batalhão Ambiental, os ocupantes continuam a retornar ao local.
A operação desta quinta-feira contou com a presença de técnicos da Suframa. A Autarquia informou que já elaborou um planejamento estratégico para o monitoramento remoto da área, utilizando tecnologias de Internet das Coisas (IoT), incluindo fiscalização por drones, e prevê o acionamento imediato da polícia para futuras intervenções.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário