Conecte-se conosco

Amazonas

Monumento em homenagem ao ex-governador Amazonino Mendes é inaugurado em Parintins

Amazonino Mendes realizou a maior obra cultural da história de Parintins: o bumbódromo.

monumento-em-homenagem-ao-ex-g

Um monumento em homenagem ao ex-governador Amazonino Mendes foi inaugurado em Parintins, nesta terça-feira (18/6), com um mural a cerca de 100 metros do Bumbódromo. construído por Amazonino, o Bumbódrmo é a maior obra cultural da história de Parintins.

Erguida com estruturas de cimento, a obra idealizada pelo artista Augusto Simões enfatiza detalhes do que representou Amazonino para a cultura e a educação em Parintins, com um grande cocar nas cores azul e vermelho, um livro aberto, o busto do político, tambores e os bois Caprichoso e Garantido.

Em Parintins, o Bumbódrmo eternizou Amazonino Mendes como governador. A terra dos bois-bumbás tem dois momentos na sua história cultural, um antes de Amazonino e do Bumbódromo e outra depois deles.

Para construir o monumento, o artista recebeu apoio integral da Grande Loja Maçônica do Amazonas (Glomam). “Ele elevou o nome da cultura de Parintins e esse reconhecimento será eterno. Estou muito feliz com o resultado dessa obra. O livro aberto é para marcar a história da vida do Amazonino e os bois representam a sua maior obra em Parintins, que é o Bumbódromo”,
disse Simões.

O grão-mestre ad vitam da Gloman, Ronaldo Leite, falou da vida de Amazonino, que foi seu amigo pessoal. Ronaldo foi um dos principais colaboradores do projeto. “Ele colocou em prática tudo o que viveu na Maçonaria”, enfatizou.

Ronaldo Leite também disse que Amazonino teve uma visão incentivando a cultura de Parintins. “Ele amava a cidade e teve a visão de construir esse Bumbódromo tão lindo. E nós temos orgulho por ele ter pertencido a nossa ordem”, declarou.

O Centro Cultural Amazonino Mendes foi inaugurado em 1988, mas mudou de nome em razão da Lei 6.454/ 1977 que proíbe atribuir a logradouros e monumentos públicos o nome de pessoas vivas.
Apesar da mudança, história e o legado permanecem. Amazonino era encantado com o festival e, além de construir o Bumbódromo, trouxe a iniciativa privada para a festa com a chegada da Coca-Cola. Também criou o projeto Cama & Café da Manhã que construía suítes para incrementar as hospedagens. Foi na sua gestão que foram construídos os currais dos bois, o Zeca Xibelão do Caprichoso e a Cidade Garantido.

Na educação, Amazonino levou para a cidade uma das suas principais criações como gestor público, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =