Brasil
Foz do Amazonas: Lula defende explorar petróleo e diz que reunirá Marina, Ibama e Petrobras para decidir
Lula afirmou ser natural que órgãos do governo tenham posições diferentes sobre a exploração na região, mas que o país não pode deixar de “ganhar dinheiro com esse petróleo”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (18/6) que o Brasil explore petróleo na região da Foz do rio Amazonas e disse que “em algum momento” irá se reunir com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com os presidentes do Ibama e da Petrobras para tomar uma decisão sobre a questão.
Em entrevista à rádio CBN, Lula afirmou ser natural que órgãos do governo tenham posições diferentes sobre a exploração na região, mas que o país não pode deixar de “ganhar dinheiro com esse petróleo”.
— Em algum momento eu vou chamar o Ibama, Petrobras e Meio Ambiente na minha sala para tomar uma decisão. Esse país tem governo, e o governo reúne e decide. As pessoas podem ter posições técnicas que vamos debater tecnicamente — afirmou Lula.
Ainda segundo o presidente, o Brasil não pode abrir mão do faturamento obtido a partir do petróleo, mesmo com a transição energética como pauta valiosa para seu governo.
— O que não dá é para a gente dizer a priori que vamos abrir mão de explorar de uma riqueza, que se for verdade as previsões é uma riqueza muito grande para o Brasil. É contraditório? É porque estamos apostando muito na transição energética. Mas enquanto transição energética não resolve o nosso problema o Brasil tem que ganhar dinheiro com esse petróleo.
A declaração de Lula acontece pouco menos de uma semana após o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmar em entrevista ao GLOBO que “o brasileiro não vai ficar sem gasolina”, caso a Petrobras não explore o óleo na Foz do Amazonas.
— A opinião pública não sabe que existe um mundo além da Foz do Amazonas, eu tenho uma lista de coisas aqui que são tão relevantes para a produção de petróleo quanto essa. O brasileiro não vai ficar sem gasolina por causa disso.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário