Conecte-se conosco

Amazonas

Vendas no varejo ampliado no Amazonas ficam em 2,4% em abril e superam média nacional, mostra IBGE

Já o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,4% no Amazonas. O indicador fica abaixo da média nacional que pontuou 0,9%.

amazonas-tem-resultado-positiv

Em abril de 2024, os indicadores mostraram o percentual positivo de 2,4% no Amazonas para o comércio varejista ampliado, na comparação com março, na série com ajuste sazonal. O percentual amazonense fica acima da média nacional no segmento que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados hoje, 13/6.

De acordo com a pesquisa, o comércio varejista ampliado registrou resultados positivos em 16 unidades da federação, incluindo o Amazonas, das 27 incluídas na pesquisa, com destaque para: Goiás (8,2%), Roraima (7,3%) e Amapá (5,2%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 11 das 27 unidades da federação, com destaque para São Paulo (-4,1%), Maranhão (-3,7%) e Tocantins (-3,0%).

amazonas-tem-resultado-positiv

 

Já o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,4% no Amazonas. O indicador fica abaixo da média nacional que pontuou 0,9%, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

amazonas-tem-resultado-positiv

Brasil

No Brasil, o crescimento do comércio varejista foi de 0,9%, chegando ao quarto mês seguido de variações positivas. No mês passado, a variação havia sido de 0,3%. A média móvel trimestral variou 0,7% no trimestre encerrado em abril.

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 2,2% em relação a abril de 2023, 11ª taxa consecutiva no campo positivo. O acumulado no ano chegou a 4,9% enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 2,7%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas caiu 1,0% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral variou -0,1%. Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 4,9%, acumulando no ano alta de 4,7% ante o mesmo período de 2023 e de 3,3% em 12 meses.

Em abril, o comércio varejista brasileiro cresceu 0,9% na comparação com o mês anterior, após a variação positiva registrada em março (0,3%). O setor registrou taxas positivas em todos os meses deste ano e, com esse resultado, o maior nível da série histórica, que se encontrava em março de 2024, foi deslocado para abril. Assim, o varejo cresceu 4,0% no segundo bimestre, o 10º consecutivo com resultados positivos, na comparação com o mesmo bimestre do ano anterior. No primeiro bimestre deste ano, o crescimento havia sido de 6,0%.

Cinco das oito atividades avançam na série com ajuste sazonal

Em abril de 2024, na série com ajuste sazonal, houve taxas positivas em cinco das oito atividades: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (14,2%), Móveis e eletrodomésticos (2,4%), Combustíveis e lubrificantes (2,2%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,6%).


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =