Conecte-se conosco

Brasil

Brasil é primeiro país a receber novos recursos antirroubo para celulares com sistema Android

Três funcionalidades inéditas serão lançadas no país, incluindo aquela que bloqueia tela do aparelho. De acordo com a empresa, as novidades estarão disponíveis a partir de julho deste ano.

brasil-e-primeiro-pais-a-receb

O Google decidiu testar, primeiramente no Brasil, três novas ferramentas de segurança para o sistema Android, utilizado na maior parte dos celulares em operação no país. Esses recursos contra o roubo de aparelhos foram apresentados nesta terça-feira (dia 11), em São Paulo, durante o Google for Brasil. De acordo com a empresa, as novidades estarão disponíveis a partir de julho deste ano.

Uma das principais novidades é uma espécie de “modo ladrão” para o celular, com bloqueio automático do aparelho após identificação de um roubo. O sistema usa inteligência artificial (IA) para identificar mudanças abruptas de direção e velocidade no movimento do celular – como no caso dos furtos em que os ladrões usam a bicicleta.

Bloqueio rápido remoto

Os outros dois recursos são o bloqueio rápido remoto, que vai facilitar a trava do dispositivo, e o bloqueio de celular off-line, que vai bloquear a tela do aparelho ao identificar comportamentos incomuns dos usuários.

As funcionalidades vão estar disponíveis para usuários com Android 10 ou versões mais recentes. Quem quiser participar do teste piloto, no entanto, poderá se inscrever para a versão piloto dos recursos.

‘Modo ladrão’ ativado por IA

No caso do bloqueio automático por detecção de roubo, o recurso será ativado em casos em que há variações repentinas na trajetória e na velocidade do celular, quando o dispositivo é arrancado da mão do usuário. A tela, então, vai ser automaticamente bloqueada e uma notificação para explicar o contexto da trava será emitida.

No caso do “Bloqueio rápido remoto”, a funcionalidade permite bloquear o dispositivo a partir do número do chip via a função “Encontre meu Dispositivo”. Para bloquear o celular, o usuário vai entrar no site criado pelo Android, inserir o número de telefone e resolver um desafio de segurança simples que trava da tela do dispositivo de qualquer lugar.

Já o “bloqueio de dispositivo off-line” vai bloquear automaticamente a tela do celular quando o Android identificar ações incomuns do usuário, como remover o cartão SIM, estar em locais não frequentados por períodos prolongados ou ter a perda de conectividade por um tempo longo.

Testes

As funcionalidades, de acordo com o Google, têm sido testadas em parceria com fabricantes de celulares, como a Motorola e a Samsung. De acordo com a empresa, os recursos foram pensados também como ferramentas complementares às iniciativas anunciadas recentemente pelo governo federal, incluindo o “Celular Seguro”, para inutilização de aparelhos roubados.

Outro novo recurso de segurança que irá chegar para os usuários brasileiros é um recurso para combate a fraudes e violações de privacidade a partir do “Sideloading”, processo de instalar aplicativos alternativos que não estão no Google Play Store.

Com a atualização, os usuários que instalarem apps alternativos terão a ação bloqueada e receberão uma explicação sobre as permissões detectadas. O sistema, que já está disponível em Singapura, tem o objetivo de proteger usuários que forem induzidos a instalar apps maliciosos.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − seis =