Conecte-se conosco

Notícias

Blitz do TCE-AM inspeciona hospitais João Lúcio e Joãozinho para apurar denúncias recebidas

Após a inspeção, a equipe de técnicos do TCE-AM tem o prazo de 48 horas para emitir um relatório dos casos encontrados

blitz-do-tce-am-inspeciona-hos

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) informou que, após receber denúncias por meio da sua Secretaria de Inteligência (Segin), realizou uma “blitz” de inspeção no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio e no Hospital da Criança Zona Leste, conhecido como Joãozinho, administrados pelo governo do Amazonas, localizados na Zona Leste de Manaus.

De acordo com o TCE-AM, a equipe de técnicos avaliou pontos como estoque de medicamentos, filas de espera, estado dos leitos e outras questões de infraestrutura.

A “blitz”, informou o TCE-AM, busca ampliar a fiscalização e controle externo, com uma atuação emergencial, visando diminuir o prejuízo à sociedade em possíveis irregularidades cometidas por órgãos públicos.

As denúncias foram “sobre possíveis superlotação de pacientes, condições deficitárias de equipamentos básicos, como ventiladores mecânicos, demora excessiva em diversas fases de atendimento, alimentação imprópria para pacientes e acompanhantes, e falta de medicamentos e materiais de higiene” nos hospitais João Lúcio e Joãozinho.

De acordo com as avaliações feitas pelos técnicos do TCE-AM, foram encontrados indícios de um estoque deficitário de medicamentos, devido à alta demanda; falhas na infraestrutura do hospital, e uma superlotação de pacientes, principalmente no atendimento às crianças do hospital Joãozinho.

“Aqui podemos perceber uma superlotação e falta de acomodação, tanto do Hospital João Lúcio quanto do Hospital da Criança. Aqui, encontramos dificuldades do acesso a leitos, e na qualidade do atendimento. A Blitz vai pontuar toda essa questão, e possivelmente notificaremos os responsáveis das unidades”, afirmou o chefe do Departamento de Auditoria em Saúde, Luciano Simões.

Após a inspeção, a equipe de técnicos do TCE-AM tem o prazo de 48 horas para emitir um relatório dos casos encontrados, que servirão para uma possível notificação aos gestores das unidades de saúde.

Denúncias para o programa Blitz TCE podem ser feitas via WhatsApp, pelo número (92) 99199-5518, ou pelo e-mail blitz@tce.am.gov.br.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + dezessete =